Mostrar registro simples

dc.creatorAmaral, Alysson Custódio do
dc.date.accessioned2010-10-11
dc.date.available2010-10-11
dc.date.issued2010-07-14
dc.identifier.citationAMARAL, Alysson Custódio do. IDENTITARY PROCESS OF THE TEACHER OF ART AT THE SOUTHWEST OF PARANÁ CONTEXT: DIALOGUES ON THE MUSIC CONTENT. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6943
dc.description.abstractThis dissertation linked to the Graduate Education UFSM on Research Line Education and Arts presents thematic focus as the identity process of the teachers in the context of the Southwest of Paraná. The study focuses on the area of Music Education dealing with Law 11.769/08 which determines the insertion of music in basic education as required content. The proposed objectives of this research are to explain the transit through teacher s narratives, regarding their identities as teachers of the discipline of Art. The methodology used in this research is a qualitative approach; data were collected from narrative interviews. The participants were teachers from seven schools of the states regional center of Pato Branco. In the data analyses, I look for education as revealed by teacher s actions, their visions regarding the different artist languages, teacher s possibilities on music teaching, their narratives which reveal their identities and about the Law 11.769/08, as well. It is my intent that the interviewer teachers and readers of this work, by empathy could reflect over their own ways of being a teacher, with a new lens that could show some of the multiple possibilities of arts in schools, despite their many problems. In this direction, I intent to make contribution to the research debate to what concerns teachers narratives, the Arts at regular school and the implementation of the Law 11.769/08.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectIdentidade profissionalpor
dc.subjectProfessores de escola básicapor
dc.subjectDisciplina artepor
dc.subjectLei 11.769/08por
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectBasic school teacherseng
dc.subjectSubject artseng
dc.subjectLaw 11.769/08eng
dc.subjectMusic educationeng
dc.titleProcesso identitário do professor de arte do sudoeste do Paraná: diálogos sobre o conteúdo músicapor
dc.title.alternativeIdentitary process of the teacher of art at the Southwest of Paraná context: dialogues on the music contenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA referida dissertação de mestrado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa Educação e Artes apresenta como foco temático o processo identitário das professoras do contexto educacional do sudoeste do Paraná. O estudo centra-se na área da Educação Musical versando a lei 11.769/08 que reza a inserção Música na educação básica como conteúdo obrigatório. Os objetivos propostos, para o desenvolvimento desta pesquisa, dizem respeito a transitar pelas narrativas docentes relativas a sua identidade enquanto professoras da disciplina Arte. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevista narrativa. As participantes da pesquisa foram sete professoras de escolas estaduais do núcleo regional de Pato Branco no estado do Paraná. Na análise de dados, problematizo a formação e atuação das professoras, as visões sobre as diversas linguagens artísticas, a possível abordagem dos conteúdos de Música pelo professor/a com formação em Artes Visuais, as narrativas nas quais a questão da identidade se apresenta mais explícita e as questões focadas na lei 11.769/08. Ambiciono que as professoras entrevistadas e os leitores desta dissertação, por empatia, possam olhar para a sua atuação profissional com uma nova perspectiva que auxilie a ser um professor/a mais crítico e consciente das possibilidades que a Arte traz para além dos seus múltiplos desafios. Desta forma, almejo contribuir para o estudo de narrativas de professores/as, das problemáticas específicas da disciplina Arte na escola básica e dos encaminhamentos da implementação da lei 11.769/08.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767473Y8por
dc.contributor.referee2Lazzarin, Luís Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727042D6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777226H7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples