Mostrar registro simples

dc.creatorAzevedo, Tânia Maria Paula de
dc.date.accessioned2011-02-04
dc.date.available2011-02-04
dc.date.issued2010-09-06
dc.identifier.citationAZEVEDO, Tânia Maria Paula de. The assessment of the learning in the scholar process of students with intellectual deficit at final years of fundamental and medium school. 2010. 214 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6950
dc.description.abstractThis work is inserted into the research Field of Special Education in the Pos-Graduation Program at Federal University of Santa Maria. The central issue was the assessment of the learning of students with intellectual deficit in a school which advocate the inclusion of students with special education needs in the scholar process. When evaluating the problem, the focus was the identification of how it is processed the learning evaluation of students with intellectual deficit included in classes of final years of Fundamental and Medium School in a public School at Santa Maria/RS by professors at different areas and also, the focus was to know the results of evaluation of students in the investigated context. The study is characterized by a descriptive and exploratory approach by using the principles and procedures prescribed at Case Study, as research methodology. Data were collected from interviews, scholar documents and records of pedagogic practices, converging in the analysis of the assessment of the learning practice in the inclusion context. Countersigned the study, the inherent aspects to the assessment of the learning and the process of organization of Special Education, regarded in the scholar documents. The evaluation practices unchained by professors constituted units of analysis, at classes where there was students with intellectual deficit, one of them at Fundamental School and the other one at Medium School. The Good Practices in Special Education conducted the study, making a criteria for analysis and data interpretation, which result in the verifications that: the assessment of the learning for students with intellectual deficit is realized through differentiated strategies of evaluation level, of objectives and of the teaching; the student with intellectual deficit needs the teacher's mediation to accomplish the activities that demand the abstraction competence; the collaboration among the teachers of class and of the Special Education is facilitative of the learning and is fundamental in the articulation of the Inclusive Education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectDéficit intelectual e boas práticaspor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAssessment of the learningeng
dc.subjectIntellectual deficit and good practiceseng
dc.titleA avaliação da aprendizagem no processo de escolarização de alunos com déficit intelectual nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médiopor
dc.title.alternativeThe assessment of the learning in the scholar process of students with intellectual deficit at final years of fundamental and medium schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. A temática central foi a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual em escola que preconiza a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no processo de escolarização. Ao problematizar a avaliação de alunos com déficit intelectual incluídos em turmas de anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio numa escola pública estadual do município de Santa Maria/RS, objetivou-se identificar como se processa a avaliação da aprendizagem desses alunos, realizada por professores de diferentes áreas nas turmas referidas e conhecer os resultados das avaliações dos alunos no contexto investigado. O estudo caracteriza-se pela abordagem descritiva e explanatória, utilizando-se dos princípios e procedimentos prescritos no Estudo de Caso, como metodologia de pesquisa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, documentos escolares e registros da prática pedagógica, convergindo na análise da prática da avaliação de aprendizagem, no contexto da inclusão. Referendaram o estudo os aspectos inerentes à avaliação da aprendizagem e o processo de organização da Educação Especial, contemplados nos documentos escolares. Constituíram unidades de análise as práticas avaliativas desencadeadas por professores, nas turmas onde havia alunos com déficit intelectual, sendo uma no Ensino Fundamental e outra no Ensino Médio. A referência das Boas Práticas em Educação Especial conduziu o estudo, consistindo critério para análise e interpretação dos dados, que resultam nas constatações de que: a avaliação da aprendizagem de alunos com déficit intelectual se efetiva através de estratégias diferenciadas ao nível da avaliação, dos objetivos e do ensino; o aluno com déficit intelectual necessita da mediação do professor para realizar as atividades que exijam a competência de abstração; a colaboração entre os professores de sala de aula e da Educação Especial é facilitadora da aprendizagem e fundamental na articulação da Educação Inclusiva.por
dc.contributor.advisor1Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633349506600991por
dc.contributor.referee1Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.contributor.referee2Thoma, Adriana da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828229463519199por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5806008072605278por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples