Mostrar registro simples

dc.creatorBorba, Marcelo Barros de
dc.date.accessioned2011-05-24
dc.date.available2011-05-24
dc.date.issued2011-03-25
dc.identifier.citationBORBA, Marcelo Barros de. UNIVERSITY INSTRUMENT TEACHERS NARRATIVES: CONSTRUCTION OF MEANING THROUGH CYBERCULTURE. 2011. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6959
dc.description.abstractThe purpose of this research on the line Education and Art of the Master Graduate Education Program, Federal University of Santa Maria, is to analyze the construction of meanings through inputs from the field of Cyberculture by university lecturers / teachers of instrument. At the same time, to discuss the teaching of music technological context in contemporary society, showing the ways the bachelor university teachers in Music, UFRGS and UFSM, relate information technology and communication to their teaching practices, in order to investigate the consequences of these new technologies in the construction of meanings that emerge from their teaching practices. Further, to discuss the theme under the light of qualitative approach aimed at a broader understanding of the data, including the collection of information, reports, interviews, depositions, oral history, taken them as a whole, as a methodological tool for research. From the meanings constructed by researchers and collaborators, it is possible to think on a network, access, knowledge, as perspective of new possibilities and places for social actors in the music conservatory. This research may help teachers as a reference tool about the possible implications of cyberculture on the daily music education at college level.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superior de músicapor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectHigher education in musiceng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectDaily practiceeng
dc.subjectOral historyeng
dc.titleNarrativas de docentes universitários/professores de instrumento: construção de significados sobre ciberculturapor
dc.title.alternativeUniversity instrument teachers narratives: construction of meaning through cybercultureeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta investigação, desenvolvida na linha de pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo analisar a construção de significados relacionados a cibercultura por docentes universitários/professores de instrumento, problematizar o ensino de música no contexto tecnológico contemporâneo, pontuar de que maneira os docente universitários dos cursos de bacharelado em música da UFSM e da UFRGS relacionam-se com as tecnologias de informação e comunicação em suas práticas docentes, investigando os reflexos desses novos meios tecnológicos na construção de significados da prática docente. Trabalha-se a abordagem qualitativa do tema objetivando um entendimento mais amplo dos dados. Por abranger a coleta de informações, relatos, entrevistas, depoimentos, a História Oral é tomada como ferramenta metodológica de investigação. A partir dos significados construídos cooperativamente entre pesquisador e colaboradores, é possível se pensar em rede, em acesso, em conhecimento, em novas possibilidades e lugares dos atores sociais no conservatório de música. Essa pesquisa poderá auxiliar professores de instrumento como uma referência a mais sobre as implicações da cibercultura no cotidiano do ensino superior de música.por
dc.contributor.advisor1Louro-Hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6por
dc.contributor.referee1Souza, Jusamara Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781289H7por
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4278481E1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples