Mostrar registro simples

dc.creatorReys, Maria Cristiane Deltregia
dc.date.accessioned2011-10-20
dc.date.available2011-10-20
dc.date.issued2011-03-29
dc.identifier.citationREYS, Maria Cristiane Deltregia. METHODS FOR INITIATING CHILDREN TO THE CELLO: READINGS AND USES - A STUDY IN SOUTHERN BRAZIL. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6963
dc.description.abstractThis dissertation binds to the line of research Education and Arts LP4, from the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria/RS, and to the Group of studies FAPEM (CNPq): Training, action and research in Music Education. The research objective was to analyze readings and usages of cello teacher, active in the southern region of Brazil, about methods used in the initiation of children. To this end, it was necessary a review and a brief analysis of the methods, as well as investigates how these books are adapted and supplemented in different realities. The study had the theoretical contribution of Roger Chartier referential (1997, 1999, 2002a and 2002b), considering the musical text a reading object constituted of materiality and liable to interpretation. For the realization of the work, the musical methods were studied while textbooks for instrumental teaching, as well as aspects relating to the repertory and musical development in the stage of initiation. For this, it was sought to establish a dialogue with the authors of the areas of Education and Music, in interfaces with Music Education. In this sense, were used as benchmarks studies of authors such as Anne-Marie Chartier (2007) and Alain Choppin (2004), in the area of Education; Garbosa (2003, 2009), Souza (1994), Penna (2008), Torres (2009), França and Swanwick (2002), Pleeth (1982) and Maciente (2008) in the area of Music, among others. Methodologically, the research, of a qualitative nature, had as its main data sourced the talks of cello teachers, considering their readings and experiences in the use of methods. From the study, it was noted that some methods are chosen as the basis for the work of initiation, however, the proposals from authors do not paralyze the practices of the teachers, there is freedom in reading and great diversity of uses. The methods are chosen and supplemented, in accordance with the needs of the community of readers cellists. The results also point to the influence of textbook in the dissemination of musical education proposals that prioritize the making music at the expense of an education focused on technique and on the performance.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectMétodopor
dc.subjectEnsino instrumentalpor
dc.subjectIniciação ao violoncelopor
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectMethodeng
dc.subjectInstrumental teachingeng
dc.subjectInitiation to celloeng
dc.titleMétodos para iniciação de crianças ao violoncelo: leituras e usos - um estudo na região sul do Brasilpor
dc.title.alternativeMethods for initiating children to the cello: readings and uses - a study in southern Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação vincula-se à linha de pesquisa Educação e Artes LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS, e ao grupo de estudos FAPEM (CNPq): Formação, ação e pesquisa em Educação Musical. A pesquisa teve por objetivo analisar as leituras e usos de professores de violoncelo, atuantes na região sul do Brasil, acerca dos métodos utilizados na iniciação de crianças. Para tanto, foi necessário um levantamento e uma breve análise dos métodos, assim como investigar de que modo esses livros são adaptados e complementados em diferentes realidades. O estudo teve como aporte teórico o referencial de Roger Chartier (1997, 1999, 2002a e 2002b), considerando-se o texto musical um objeto de leitura constituído de materialidade e passível de interpretação. Para a realização do trabalho, os métodos musicais foram estudados enquanto livros didáticos para o ensino instrumental, assim como quanto aos aspectos referentes ao repertório e ao desenvolvimento musical na etapa de iniciação. Para tanto, procurou-se estabelecer um diálogo com autores das áreas de Educação e de Música, em interfaces com a Educação Musical. Neste sentido, foram utilizados como referenciais estudos de autores como Anne-Marie Chartier (2007) e Alain Choppin (2004), na área de Educação; Garbosa (2003, 2009), Souza (1994), Penna (2008), Torres (2009), França e Swanwick (2002), Pleeth (1982) e Maciente (2008) na área da Música, entre outros. Metodologicamente, a pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal fonte de dados a fala dos professores de violoncelo, considerando-se suas leituras e experiências no uso dos métodos. A partir do estudo, constatou-se que alguns métodos são escolhidos como base para o trabalho de iniciação, entretanto, as propostas dos autores não engessam as práticas dos professores, há liberdade na leitura e grande diversidade de usos. Os métodos são escolhidos e complementados, segundo as necessidades da comunidade de leitores violoncelistas. Os resultados apontam também para a influência do livro didático na divulgação de propostas de educação musical que priorizem o fazer musical em detrimento de um ensino focado na técnica e na performance.por
dc.contributor.advisor1Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735904Y6por
dc.contributor.referee1Del-ben, Luciana Marta
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704161U4por
dc.contributor.referee2Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804H4por
dc.contributor.referee3Louro-hettwer, Ana Lúcia de Marques e
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728390P6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236462H1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples