dc.creator | Dal Forno, Leticia Fleig | |
dc.date.accessioned | 2011-11-01 | |
dc.date.available | 2011-11-01 | |
dc.date.issued | 2011-03-30 | |
dc.identifier.citation | Dal Forno, Leticia Fleig . Earliness in children education: and now professor?. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6965 | |
dc.description.abstract | This study aimed to investigate the conceptualization of earliness among teachers of children education, as well determine the place that the child, characterized as
precocious, occupies in this school stage and which are the resources used for their educational care. Through theoretical survey, mainly in CAPES periodicals, it was
observed the existence of 6 studies between theses and dissertations produced in the last ten years about earliness in high abilities/gifted; and all of them were focused on psychological concerns instead of pedagogical ones, thus justifying the need for this research. In such sense, this qualitative research had as subjects, teachers from a public school of children´s education. The data collection was performed through a semi-structured interview. The data analysis was developed in the proposal of content analysis, with the production of three tables which expose the narratives of the teachers about the five categories which contextualize this work: formation, the
role of child education, the role of teacher, the evaluation and the meaning of earliness. After studying the data collected was considered that the teachers
recognize the child as precocious through their conceptions on capacity, talent and ability, as well as, they perceive more the singularities of students learning in academic area. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Precocidade | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Children education | eng |
dc.subject | Pedagogical practices | eng |
dc.subject | Earliness | eng |
dc.subject | High abilities/gifted | eng |
dc.title | Precocidade na educação infantil: e agora professoras? | por |
dc.title.alternative | Earliness in children education: and now professor? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como investigação a conceitualização de precocidade entre os professores de Educação Infantil, bem como buscou determinar o lugar que a criança, dita precoce, ocupa nessa etapa escolar e quais os recursos utilizados para
seu atendimento educacional. Apresenta-se como objetivo geral desta pesquisa: investigar se a criança é reconhecida como precoce e qual é o seu lugar no seu processo de escolarização. Pelo referencial teórico buscado, principalmente nos periódicos CAPES, foi possível constatar a existência de dez estudos entre teses e dissertações produzidas nos últimos dez anos sobre as altas
habilidades/superdotação com relação à Educação Infantil ou à precocidade infantil; destes dez trabalhos, seis possuíam um enfoque psicológico e não pedagógico nos mesmos, justificando-se assim a necessidade desta investigação. Nesse sentido, essa pesquisa qualitativa teve como sujeitos professoras de uma escola pública de Educação Infantil. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semi
estruturada. A análise dos dados foi desenvolvida na proposta de Análise de Conteúdo, com a produção de três quadros que expõem a narrativa das professoras sobre as cinco categorias que contextualizaram este trabalho: formação, papel da
Educação Infantil, papel do professor, a avaliação e o que é precocidade. Após o estudo dos dados obtidos foi considerado que as professoras reconhecem a criança como precoce a partir das suas concepções sobre capacidade, talento e habilidade, bem como, percebem mais as singularidades da aprendizagem dos(as) alunos(as) na área acadêmica. | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8605918251808106 | por |
dc.contributor.referee1 | Figueiredo, Márcio Xavier Bonorino | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2676816490576373 | por |
dc.contributor.referee2 | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4821077407620769 | por |
dc.contributor.referee3 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6804330341401151 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7611407832193396 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |