Mostrar registro simples

dc.creatorNardin, Ana Claudia de
dc.date.accessioned2011-11-30
dc.date.available2011-11-30
dc.date.issued2011-03-25
dc.identifier.citationNARDIN, Ana Claudia de. EVALUATION OF THE PROBLEMATIZING DIALOGICAL POTENTIAL OF EDUCATIONAL MATERIALS PRODUCED BY PROBIO/EA . 2011. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6971
dc.description.abstractThis dissertation aims at evaluating the dialogical problematizing potential of Probio/EA educational materials focusing in the Environment topic. To do so, we highlight its potentialities in the interface with the dialogical problematizing education, the didactic procedures that constitute the different knowledge to be taught and the understanding perspective associated to te thematic and unifying conceptual approach. We emphasize the good epistemological consonance between the crosscutting theme  Environment  and the importance of free technological mediation in the teaching and learning virtual environment Moodle because it is a hyprmediatic possibility for Probio/EA materials. While emphasizing the methodological procedures the investigationaction and the need to plan study activities are explained. In this way, a course for teachers from the last year in fundamental education was implemented aiming to evaluate the dialogical problematiing potential about the knowledge on Brazilian Biodiversity conservation present in the materials and, its mediating potential in the school practices on the environmental topic. The analysis and reflections made highlight the significant potential of theses materials to break up with transmissive practies in favor to the dialogical problematizing feature about problemsituations.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMateriais probio/EApor
dc.subject Educação dialógicaproblematizadorapor
dc.subject Tema transversal meio ambientepor
dc.subjectMediação tecnológica livrepor
dc.subjectProbio/EA materialseng
dc.subject Dialogical problematizing educationeng
dc.subject Environment crosscutting themeeng
dc.subjectFree technological mediationeng
dc.titleAvaliação do potencial dialogicoproblematizador dos materiais didáticos produzidos pelo Probio/EApor
dc.title.alternativeEvaluation of the problematizing dialogical potential of educational materials produced by Probio/EAeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação propõe-se a avaliar o potencial dialógicoproblematizador dos materiais didáticos Probio/EA para a abordagem do tema Meio Ambiente. Para tanto, destacam se as potencialidades dos mesmos na interface com a educação dialógicoproblematizadora, os procedimentos didáticos que constituem os saberes a ensinar e a perspectiva de entendimento em associação com a abordagem tmática e conceitual unificadora. Enfatizase a boa consonância epistemológica com o tema transversal Meio Ambiente e a importância da mediação tecnológica livre do ambiente virtual de ensinoaprendizagem Moodle, por se constituir numa possibilidade hipermidiática para os materiais Probio/EA. Ao ressaltar os procedimentos metodológicos são explicitadas as etapas da investigaçãoação e a necessidade do planejamento da atividades de estudo. Nesse sentido, foi implementado um curso com professores das séries finais da escolaridade fundamental no intuito de avaliar o potencial dialgicoproblematizador dos conhecimentos sobre conservação da Biodiversidade Brasileira presente nos materiais e seu potencial mediador para as práticas escolares da temática ambiental. As análises e reflexões suscitadas destacam potencial significativo dos referidos materiais para romper com práticas transmissvas, em prol do diálogoproblematizador sobre situações problemas.por
dc.contributor.advisor1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786638T6por
dc.contributor.referee1Minasi, Luis Fernando
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701256U6por
dc.contributor.referee2Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259531Y1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples