Mostrar registro simples

dc.creatorFarias, Cristina Helena Bento
dc.date.accessioned2011-12-01
dc.date.available2011-12-01
dc.date.issued2010-11-29
dc.identifier.citationFARIAS, Cristina Helena Bento. THE CONFLICT IN SOCIOMORAL SCHOOL ENVIRONMENT: IMPLICATIONS AND OPPORTUNITIES. 2010. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6972
dc.description.abstractThis work is part of the Research Line School Practice and Public Policy Program Graduate Education UFSM. The central theme of the study were the conflicts in the school environment sociomoral and its implications in cooperative relations that sense, the goal was to understand how to resolve conflicts on the environment sociomoral escoalr involves building cooperative relationships. The methodology included a qualitative approach, using the perspective of the case study. The studies of Piaget (1993, 1994, 1998), DeVries and Zan (1998), and Moreno Sastre (2002), Puig (1998;2007), among others, served as the theoretical development of the research. Data collection was conducted through semi-structured interview with two teachers, a representative of the direction and guidance counselor in an elementary school, the private network of the city of Santa Maria. Data analysis was through two categories: the conflicts in the school environment and relationships sociomoral cooperation.The of analyzing the data, we concluded that the lack of knowledge of teachers and managers, on conflicts and their contribution for student learning is a limitation for the educational work related to building cooperative relationships. Thus, we find that the concept of conflict and the way in which teachers act are dependent on each other. When designing the conflict as something negative, focus on the product, that is the resolution itself.Thus were we need to promote opportunities for training for teachers to reflect and rethink their ideas about conflicts and to educate on the importance of building cooperative relationships so that they can effectively contribute in the formation of autonomous subjects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConflitospor
dc.subjectAmbiente sociomoralpor
dc.subjectRelações de cooperaçãopor
dc.subjectConflicteng
dc.subjectSociomoral environmenteng
dc.subjectCooperative relationseng
dc.titleOs conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas implicações na construção das relações de cooperaçãopor
dc.title.alternativeThe conflict in sociomoral school environment: implications and opportunitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O tema central do estudo foram os conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas implicações nas relações de cooperação Nesse sentido, objetivou-se compreender como a resolução dos conflitos no ambiente sociomoral escolar implica a construção de relações de cooperação. A metodologia adotada contemplou uma abordagem qualitativa, utilizando-se da perspectiva do estudo de caso. Os trabalhos de Piaget (1993; 1994; 1998), DeVries e Zan (1998), Sastre e Moreno (2002), Puig (1998;2007), entre outros, serviram como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com duas professoras, um representante da direção e a orientadora educacional de uma escola de Ensino Fundamental da rede privada da cidade de Santa Maria, RS. A análise dos dados se verificou através de duas categorias: os conflitos no ambiente sociomoral escolar e as relações de cooperação. A partir da análise dos dados, concluiu-se que a falta de conhecimento dos professores e gestores sobre os conflitos e sua contribuição para aprendizagem dos alunos é um limitador do trabalho educativo voltado para a construção das relações de cooperação. Assim, percebe-se que a concepção de conflito e as formas pelas quais os professores agem estão em dependência umas das outras. Ao conceberem o conflito como algo negativo, os educadores focalizam o produto, ou seja, a resolução em si. Desta forma, é preciso promover espaços de formação para os professores, no sentido de que estes reflitam e repensem suas concepções sobre conflitos, conscientizando-se da importância de educarem para a construção de relações de cooperação, para que possam contribuir efetivamente na formação de sujeitos autônomos.por
dc.contributor.advisor1Dani, Lúcia Salete Celich
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776297U2por
dc.contributor.referee1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793413Y6por
dc.contributor.referee2Ghiggi, Gomercindo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723384E9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422759E6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples