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dc.creatorCruz, Daniela Cezar
dc.date.accessioned2012-02-14
dc.date.available2012-02-14
dc.date.issued2011-03-31
dc.identifier.citationCRUZ, Daniela Cezar. HISTORY ONCE TOLD NOW: IDENTITY PROFESSIONAL AND SOCIAL FORMS BY A TEACHER OF RURAL EDUCATION. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6979
dc.description.abstractThis research is linked to the Research Line 1 - titled Training, Knowledge and Professional Development Program of Postgraduate, of the Federal University of Santa Maria (PPGE/UFSM), and focuses the life History of a teacher with 26 years in class in rural education. The general objective is "to investigate and analyze how is/was the professional and social identity of a teacher of rural education" of the municipality of Dilermando de Aguiar, RS. The methodology for this research is qualitative, using an approach biographical life History. The procedures were for the production of defined information starting from the reports autobiographical orals, written and photo analysis. In their methodological aspects, seek closer with the studies on life history and autobiography, memory and remembrance, social and professional Identity, literacy and rural education, from instruments of collections of information, appeared the following categories of analysis: rural education, literacy in rural education and social and professional identities. The autobiographies are an asset to education, in the measure in that enable greater visibility for the teacher. In this sense turns attention to the teacher's training course, and in his individuality as a story. The singularity of the life history is important, because makes it unique and special. The final considerations emphasize that identity is a dynamic process and, in this way, the teacher Tereza was building her identity within the family, social and professional in a rural community. These ones, in turn, are marked by the pedagogic autonomy, by creativity of the educational proposals, looking for a positive image of the profession and for an intensive professional responsibility, being constructed in his career.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade profissional e socialpor
dc.subjectEnsino ruralpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectProfessional and social identityeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.titleHistória de outrora contadas agora: formas identitárias profissionais e sociais de uma professora ruralpor
dc.title.alternativeHistory once told now: identity professional and social forms by a teacher of rural educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1- intitulada Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), e tem como foco a História de vida de uma professora rural com 26 anos no ensino rural. O objetivo geral que a norteia é investigar e analisar como se constitui/constituiu a identidade profissional e social de uma professora do ensino rural do município de Dilermando de Aguiar/RS. A metodologia utilizada para essa investigação é de cunho qualitativo, através de uma abordagem Biográfica História de vida. Os procedimentos metodológicos serviram para a produção de informações definidas a partir dos relatos autobiográficos orais, escritos e análise de fotografias. Nos aspectos metodológicos, busco aproximação com os estudos sobre história de vida e autobiografia, memória e lembrança, Identidade social e profissional, alfabetização e ensino rural, a partir dos instrumentos de coletas de informações, surgiram as seguintes categorias de análise: ensino rural, alfabetização no ensino rural e identidade social e profissional. As autobiografias representam um ganho para a educação, na medida em que possibilitam uma maior visibilidade para o professor. Neste sentido volta-se a atenção para o percurso formativo do professor, passa-se a vê-lo na sua individualidade como uma história. A singularidade que a história de vida aponta é aspecto importante, pois a torna única e particular. As considerações finais destacam que a identidade é um processo dinâmico e, neste percurso, a professora Tereza foi construindo sua identidade no âmbito familiar, social e profissional de uma comunidade rural. Estes por sua vez, são marcadas pela autonomia pedagógica, pela criatividade das propostas educativas, por uma imagem positiva da profissão e por uma intensa responsabilidade profissional, que vão sendo construídas no seu percurso profissional.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799529D7por
dc.contributor.referee1Frade, Isabel Cristina Alves da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767454D3por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4427271T1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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