Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Marta Nascimento
dc.date.accessioned2012-02-15
dc.date.available2012-02-15
dc.date.issued2011-07-12
dc.identifier.citationMARQUES, Marta Nascimento. Going right and going astray in the school physical education teaching practice: a case study with teachers of a public school in Santa Maria - RS. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6981
dc.description.abstractThis research brings its contribution to support the Physical Education teachers in their initial and permanent processes of education, as it pictures the reality they live in their daily work routine at public schools. The methodological paths which were adopted followed the principles of case study qualitative approach. The study field of this research was a public school of Santa Maria, RS, having the information collected through semi-structured interview, done with three elementary school Physical Education teachers who were in effect working full time and who had at least five years of their career in a full-time effective job with Physical Education. To analyze the collected information, content analysis was used. It was concluded that the possibilities and limitations faced by teachers are the most diverse and that are much more prevalent negative aspects than positive. The main going astray found are lack of physical space and equipment, depreciation of physical education, lack of unity and fellowship among teachers, low salaries, limitations as to how the teacher developing lessons, indiscipline and violence among students and difficulties do not have time to reflect and exchange experiences. The paths indicated by the teachers were happy to teach, be in contact with students exchanging knowledge, affection between them, they are loved and valued by students.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCaminhospor
dc.subjectDescaminhospor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectPathseng
dc.subjectGoing astrayeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.titleCaminhos e descaminhos da prática pedagógica em educação física escolar: um estudo de caso com professores de uma escola pública de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeGoing right and going astray in the school physical education teaching practice: a case study with teachers of a public school in Santa Maria - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo analisar quais são as possibilidades (caminhos) e as limitações (descaminhos) encontrados na prática pedagógica dos professores de Educação Física Escolar de uma escola pública de Santa Maria (RS). Este trabalho traz sua contribuição no apoio aos processos de formação inicial e permanente dos professores de Educação Física, na medida em que retrata a realidade em que os docentes convivem em seu trabalho diário nas escolas públicas. Os caminhos metodológicos que foram adotados seguiram os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo da pesquisa foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas através da entrevista semi-estruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental em efetivo exercício de sua atividade docente e que tinham no mínimo cinco anos de carreira em efetivo trabalho com a disciplina. Para analisar as informações coletadas foi utilizada à análise de conteúdo. Concluiu-se que as possibilidades e limitações encontradas pelos professores são as mais diversas e o que prevalece são muito mais aspectos negativos do que positivos. Os principais descaminhos encontrados são a falta de espaço físico e material, desvalorização da Educação Física, falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, limitações quanto à maneira do professor desenvolver suas aulas, indisciplina e violência entre os alunos e dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências. Os caminhos apontados pelos professores são satisfação em dar aula, estar em contato com os alunos trocando conhecimentos, afetividade entre ambos, serem queridos e valorizados pelos alunos.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736por
dc.contributor.referee1Afonso, Mariangela da Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5202830028335096por
dc.contributor.referee2Pereira, Flávio Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0839315263490487por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7637571606116701por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples