Mostrar registro simples

dc.creatorDani, Grasiela Cristine Celich
dc.date.accessioned2012-05-22
dc.date.available2012-05-22
dc.date.issued2011-09-06
dc.identifier.citationDANI, Grasiela Cristine Celich. HOMOPHOBIC CONFLICTS IN SCHOOL, AND THE TEORY OF RECOGNITION. 2011. 248 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6983
dc.description.abstractThe present dissertation talks about Homophobic conflict in school, and the theory of recognition . It belongs to the research line Scholastic Practices and Public Policies of the Post-Degree Program in Education of the Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Such dissertation has as a goal to discuss in which way the theory of recognition can contribute for the understanding and solution of homophobic conflicts in school, among High School students. In order to achieve such thematic propose it was chosen the interactive method, founded on the dialectic-hermeneutical process. As a research tool, it is used the application of a questionnaire to collect the opinion of High School students concerning homoaffection, prejudice, homophobia, as well as the recognition of the homosexuals, with the intention of solving the homophobic conflicts. It s important to mention that the results of the research are evaluated taking in consideration a qualitative and quantitative approach. In the data analyses, it is possible to ascertain how the homophobia is formed. Based on that, it is shown ways of how the scholastic homophobic conflict can be worked and confronted, with the intention of comprehending and solving it. Thus, it is possible to conclude the dissertation with a positive response when it comes to the attempt of solving homophobic conflicts in school. Such attempt is possible through the theory of recognition of Hegel (2008) and Honneth (2009).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHomoafetividadepor
dc.subjectConflitos homofóbicospor
dc.subjectReconhecimentopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectHomo-affectioneng
dc.subjectHomophobic conflictseng
dc.subjectRecognitioneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRightseng
dc.titleOs conflitos homofóbicos na escola e a teoria do reconhecimentopor
dc.title.alternativeHomophobic conflicts in school, and the teory of recognitioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação trata acerca dos Conflitos homofóbicos na escola, e a teoria do reconhecimento . Pertence à linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Tal dissertação tem por objetivo discutir de que modo a teoria do reconhecimento pode contribuir para compreender e solucionar os conflitos homofóbicos na escola, entre alunos do Ensino Médio. Para alcançar tal proposta temática, optou-se pelo método interativo, fundado no processo dialéticohermenêutico. Como instrumento de pesquisa, tem-se a aplicação de um questionário para coletar a opinião dos estudantes do Ensino Médio acerca da homoafetividade, do preconceito, da homofobia, bem como sobre o reconhecimento dos homossexuais, com o intuito de solucionar os conflitos homofóbicos. Cabe mencionar que os resultados da pesquisa são avaliados tomando por base uma abordagem qualitativa e quantitativa. Na análise dos dados, é possível verificar como a homofobia se forma. Com base nisso, é mostrada maneiras de como o conflito homofóbico escolar pode ser trabalhado e enfrentado, com o intuito de compreendê-lo e solucioná-lo. Sendo assim, conclui-se a dissertação com uma resposta positiva ao que tange à tentativa de solucionar os conflitos homofóbicos na escola. Tal tentativa é possível pela teoria do reconhecimento de Hegel (2008) e Honneth (2009).por
dc.contributor.advisor1Cunha, Jorge Luiz da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7227767555433465por
dc.contributor.referee1Spengler, Fabiana Marion
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8254613355102364por
dc.contributor.referee2Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee3Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694941267280139por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples