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dc.creatorMarchi, Thaís Virginea Borges
dc.date.accessioned2012-12-17
dc.date.available2012-12-17
dc.date.issued2012-03-02
dc.identifier.citationMARCHI, Thaís Virginea Borges. The teacher training of rural education on violence. 2012. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/6993
dc.description.abstractThis work presents the results of a Master of Education research linked to Line of research Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) of PPGE/UFSM. Through a case study, it sought to highlight the life story of three teachers, two teachers of rural education, and a teacher who works at Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria/RS. It aims to highlight, in this research, if the teachers of rural education feel prepared to handle with cases of violence that they witness every day in school; how they deal with these situations and what are the pedagogical strategies designed to combat and cope with conflicts. Likewise, it established a discussion on the influence of public policies on continuing education to combat violence, from the experiences reported by teachers collaborating. The use of autobiography as a research method enabled the collaborators on the research critically rethink their teaching practices on dealing with violence, as well as enabling the reader/teacher training and continuous learn from the life history of these teachers in the school reality context of coping with violence. To support the writing of this dissertation, it was used the point of view of authors such as Antunes (2010), Yin (2005), Souza (2006;2008), Lima (2005), Jares (2007), Muller (2006), Freire (1987, 1996). The work is divided into eight sections, among them three chapters covering the following categories of information analysis: Continuing education for coping with violence; Performed pedagogical strategies for coping with violence; Experiences about violence in school .eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectViolênciapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectViolenceeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.titleA formação de professoras da educação rural sobre a violênciapor
dc.title.alternativeThe teacher training of rural education on violenceeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada a Linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do PPGE/UFSM. Através de um Estudo de Caso, buscou-se destacar a história de vida de três professoras, duas delas professoras da Educação Rural, e uma professora que trabalha na Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria/RS. Procurou-se ressaltar, nessa pesquisa, se as professoras da Educação Rural sentem-se preparadas para lidar com casos de violência que presenciam diariamente na escola; como elas lidam com essas situações e quais são as estratégias pedagógicas elaboradas para o combate e enfrentamento dos conflitos. Da mesma forma, estabeleceu-se uma discussão sobre a influência das políticas públicas de formação continuada para o combate da violência, a partir das vivências e experiências relatadas pelas professoras colaboradoras. O uso da autobiografia como método de pesquisa possibilitou as colaboradoras da pesquisa repensarem criticamente suas práticas pedagógicas sobre o enfrentamento da violência, bem como possibilita ao leitor/professor em formação inicial ou continuada conhecer a partir da história de vida dessas professoras a realidade escolar no âmbito do enfrentamento da violência. Para fundamentar a escrita dessa dissertação, utilizouse o ponto de vista de autores como Antunes (2010), Yin (2005), Souza (2006; 2008), Lima (2005), Jares (2007), Muller (2006), Freire (1987; 1996). O trabalho encontra-se dividido em oito capítulos, dentre eles, três capítulos que abordam as seguintes categorias de análise das informações: Formação continuada para o enfrentamento da violência; Estratégias Pedagógicas realizadas para o enfrentamento da violência; Vivências e experiências sobre a violência na escola.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Souza, Elizeu Clementino de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173por
dc.contributor.referee2Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4458739568225501por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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