Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Damaris Kirsch
dc.creatorFolle, Kelly Kern
dc.date.accessioned2015-03-02T11:52:14Z
dc.date.available2015-03-02T11:52:14Z
dc.date.issued2013-12-20
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/699
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractAbundant in nature in several forms, the water has extremely important for the maintenance and proliferation of life physical and chemical properties. The man, throughout its history, has used this feature in multiple forms, such as supplies, agricultural and industrial production, transportation, recreation, power generation, other entity. The increase in population and economic activity has imposed negative environmental consequences to the global reality, resulting in losses in quality and quantity of water resources. Faced with this, environmental education is a guiding changes in concepts and postures, seeking a better future for generations to come. This research aimed to promote the spread of practices of conservation, preservation and restoration of water resources in the school, by monitoring the actions of the Pilot Pony Keepers of the Waters in the City of Tenente Portela - RS developed with students at the State College of Education Primary General Osório. The adopted action research as a methodology to be suitable for research in environmental education. In this research, participants no longer the object of study for researchers and producers are aware of their own reality. The education and training of teachers to work in environmental education in all areas of education were paramount, thus the activities with students accounted effective tools to successfully create and implement ways of interaction between society and nature. It was found optimal results this initiative by raising awareness of the students and school community shares were viable in improving the local environment leading to the preservation and care of water resources.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.titleGuardiões das águas mirins: integrando experiências de preservação de recursos hídricos e educação ambiental no município de Tenente Portela - RSpor
dc.title.alternativeKeepers of the waters pony: integrating experiences preservation of water resources and environmental education in the municipality of Tenente Portela - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoAbundante na natureza em diversas formas, a água possui propriedades físicas e químicas extremamente importantes para a manutenção e proliferação da vida. O homem, ao longo de sua história, tem usado esse recurso de forma múltipla, como por exemplo, abastecimento, produção agrícola e industrial, transporte, lazer, geração de energia, ente outros. O aumento da população e das atividades econômicas vem impondo consequências ambientais negativas à realidade mundial, que resultam em perdas na qualidade e quantidade dos recursos hídricos. Frente a isso, a educação ambiental aparece como norteadora de mudanças de conceitos e posturas, visando um futuro melhor para as gerações vindouras. Esta pesquisa teve como objetivo promover o fomento de práticas de conservação, preservação e recuperação de recursos hídricos na escola, através do acompanhamento das ações do Projeto Piloto Guardiões das Águas Mirins no Município de Tenente Portela - RS desenvolvidas com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório. Adotou-se a pesquisa-ação como metodologia por ser indicada para pesquisa em Educação Ambiental. Nesta pesquisa, os participantes deixaram de ser objeto de estudos para serem pesquisadores e produtores de conhecimento de sua própria realidade. A formação e capacitação dos professores para trabalhar a educação ambiental em todas as áreas do ensino foram de suma importância, desta maneira as atividades realizadas com os alunos representaram instrumentos eficazes para se conseguir criar e aplicar formas de interação sociedade-natureza. Verificou-se com esta iniciativa resultados otimizados, através da sensibilização dos alunos e da comunidade escolar as ações foram viáveis na melhoria do ambiente local conduzindo na preservação e o cuidado com os recursos hídricos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples