Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Rosana Niederauer
dc.date.accessioned2013-02-18
dc.date.available2013-02-18
dc.date.issued2012-04-27
dc.identifier.citationMARQUES, Rosana Niederauer. The process of pedagogical education of preservice internship supervising teachers in the school of Physiotherapy at Universidade Federal de Santa Maria, RS. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7004
dc.description.abstractThe pedagogical education of university teachers supervising pre-service internship in the School of Physiotherapy at Universidade Federal de Santa Maria (RS) (UFSM) is our object of study. The research investigated the pedagogical education of such teachers developed within the experience of supervising their students' pre-service internship at the School of Physiotherapy at UFSM. The study was grounded on the theoretical assumptions of qualitative approaches for educational research and, therefore, data collection was conducted through semi-structured interviews to thirteen internship supervising faculty of the School of Physiotherapy. Data analysis followed the technique of content analysis as proposed by Bardin (2004), with the aid of NVivo8 software. The analytical categories simultaneously considered have been both the authors studied and the outline of the data collected. Thus, three of those analytical categories have been constituted: a) the educational profile professional activities, b) self-education, c) teaching-learning opportunities for teachers. We conclude that the educational and professional profile of such physiotherapy university teachers, as well as their teaching experience is based on their clinical experiences as a teacher. We realize that, in spite of their lack of formal pedagogical education, such teachers working as internship supervisors, construe elaborate ways of thinking and acting that supports them educationally, thereby giving them authority over their professional activity of supervising clinical internship activities.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação pedagógica de professorespor
dc.subjectSupervisorespor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectPedagogical education of teacherseng
dc.subjectSupervisorseng
dc.subjectInternshipeng
dc.titleO processo de formação pedagógica de docentes supervisores de estágio curricular no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, RSpor
dc.title.alternativeThe process of pedagogical education of preservice internship supervising teachers in the school of Physiotherapy at Universidade Federal de Santa Maria, RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA formação pedagógica de professores supervisores de estágio no curso de bacharelado em Fisioterapia da UFSM é o nosso objeto de estudo. Apesquisa investigou a formação pedagógica dos docentes desenvolvida na experiência de supervisão de estágio do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Delineamos a investigação por meio dos pressupostos da abordagem qualitativa em educação e, por isso, a coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas a treze docentes supervisores de estágio do Curso de Fisioterapia. A análise dos dados seguiu a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004) auxiliada pelo programa NVivo8. As categorias analíticas foram consideradas simultaneamente: dos autores estudados e do delinear dos dados coletados; assim, constituíram-se em três: a) o perfil de formação e atuação profissional; b) a autoformação; c) as aprendizagens docentes. Concluímos que o perfil de formação e atuação do docente fisioterapeuta pauta-se seja em sua experiência clínica seja de professor. Percebemos que os professores supervisores de estágio apesar de não terem formação pedagógica específica, ao longo de seu percurso elaboraram formas de pensar e agir que os respalda pedagogicamente, lhes conferindo assim a autoridade sobre o seu fazer profissional supervisionar estágios.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.advisor-co1Wielewicki, Hamilton de Godoy
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749879218794471por
dc.contributor.referee1Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750224758061805por
dc.contributor.referee2Giordani, Estela Maris
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2613694853235546por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9462002847088127por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples