Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Tatiana de Mello
dc.date.accessioned2013-04-02
dc.date.available2013-04-02
dc.date.issued2012-04-20
dc.identifier.citationRIBEIRO, Tatiana de Mello. INSTITUTIONAL PROGRAM OF INITIATION TO TEACHING SCHOLARSHIP - PHILOSOPHY/UFSM: DEVICE OF TEACHING PRACTICES. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7019
dc.description.abstractIn the present study, conducted at the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria, in the line of research called School Practice and Public Policy, is investigated the motion produced by the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) in the Philosophy Graduation course of the Federal University of Santa Maria (UFSM). Thus, it sought to understand how such program became a producer device of discursive practices about teaching philosophy. For this, the investigative pathways were: present the context in which is inserted the PIBID-Philosophy, considered as device of teaching practices, by analyzing the documents governing the teaching of philosophy, especially those relating to the UFSM Philosophy Graduation course. In the second stage, it examines the way by which was given the program operation in relation to the PIBIDPhilosophy resolutions, specifically, with regard to the purposes and justifications for it. Finally, it identifies, describes and analyzes the speeches of the interviewed scholarship students, mapping the discursive and non-discursive practices that emerged from there, placing them in evidence with the theoretical discussions hosted under the title Philosophy of Difference , dialoguing, more specifically, with the authors Gilles Deleuze and Michel Foucault.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPIBID-Filosofiapor
dc.subjectDispositivopor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectEnsino de filosofiapor
dc.subjectPIBID-Philosophyeng
dc.subjectDeviceeng
dc.subjectTeaching Practiceseng
dc.subjectTeaching philosophyeng
dc.titlePrograma institucional de bolsas de iniciação à docência-filosofia/UFSM: dispositivo de práticas docentespor
dc.title.alternativeInstitutional program of initiation to teaching scholarship - philosophy/UFSM: device of teaching practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNa presente pesquisa, realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa denominada Práticas Escolares e Políticas Públicas, investiga-se o movimento produzido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Assim, buscou-se compreender como o referido Programa se constituiu em dispositivo produtor de práticas discursivas acerca do ensino de Filosofia. Para tanto, os percursos investigativos foram: apresentar o contexto em que se insere o PIBIDFilosofia, considerado como dispositivo de práticas docentes, analisando os documentos que regulamentam o ensino de Filosofia, especialmente os referentes ao curso de Licenciatura em Filosofia/UFSM. No segundo momento, examina-se o modo pelo qual se deu o funcionamento do Programa em relação às determinações do PIBID-Filosofia, especificamente no que diz respeito aos objetivos e justificativas apresentadas pelo mesmo. Por fim, identifica-se, descreve-se e analisa-se os discursos dos bolsistas entrevistados, mapeando as práticas discursivas e não discursivas que daí emergiram, colocando-as em evidência com as conversações teóricas alojadas sob o título de Filosofia da Diferença, dialogando mais especificamente com os autores Gilles Deleuze e Michel Foucault.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709307J4por
dc.contributor.referee1Horn, Geraldo Balduino
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0374854245866516por
dc.contributor.referee2Lunardi-lazzarin, Márcia Lise
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798417Z2por
dc.contributor.referee3Gallina, Simone Freitas da Silva
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717938652418471por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577953993177868por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples