Mostrar registro simples

dc.creatorRosa, Cleni Inês da
dc.date.accessioned2013-04-15
dc.date.available2013-04-15
dc.date.issued2012-06-28
dc.identifier.citationROSA, Cleni Inês da. ENVIRONMENTAL EDUCATION, INTERCULTURE AND TEACHERS FORMATION: PAULO FREIRE S CONTRIBUTIONS. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7020
dc.description.abstractThis research of Master s Degree in Education in the Line of Formation, Knowledge and Professional Development in PPGE of the Federal University of Santa Maria has as its goal to contribute with theoretical and epistemological subsidies for the teachers formation, seeking to broaden the conceptions and practices in Environmental Education in the school routine in an intercultural perspective of Education. This dissertation has a bibliographic character that brings a study of some ideas and propositions of Paulo Freire that may contribute to the teachers formation regard the Environmental Education particularly. Searching for a bigger theoretical and bibliographical knowledge, intercultural dialogues were established (Fleuri, 2003), between the dialogues and readings performed about education, Environmental Education and Teachers Formation. Still, it contains the investigation of some propositions present in Freire s works that may contribute to the comprehension of environmental issues in a global perspective, such as citizenship, lovingness, tolerance, popular knowledge and autonomy. The reference that guided the investigative and reflexive look of the researcher (BARCELOS, 2005) in the sense of the production of research information (JACQUES GAUTHIER, 1998), was established after dialogues that privileged the intercultural aspects (CANCLINI, 2003) with imaginaries and representations of the environmental issues, the teachers formation, (ARROYO, 2004), Paulo Freire (1994, 1997, 2001, 2008), between many other authors. In that way my path has been built, seeking to understand how some propositions, from the Freurians assumptions can contribute to the teachers formation. The relevance of this research is in the perspective of an education that values the dialogue, the communication and the autonomy, because for Paulo Freire, it s by the education that you promote the individuals transformation. Transform in the sense of the student becoming the real subject of the construction of your knowledge.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPaulo Freirepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectInterculturapor
dc.subjectPaulo Freireeng
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectTeachers formationeng
dc.subjectIntercultureeng
dc.titleEducação ambiental, intercultura e formação de professores(as): contribuições de Paulo Freirepor
dc.title.alternativeEnvironmental education, interculture and teachers formation: Paulo Freire's contributionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, no PPGE, da UFSM tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a formação de professores (as), buscando ampliar as concepções e práticas em Educação Ambiental no cotidiano da escola, numa perspectiva intercultural de Educação. Esta dissertação de caráter bibliográfico traz uma investigação sobre algumas ideias e proposições de Paulo Freire que possam contribuir com a formação de professores no que diz respeito à Educação Ambiental em particular. Buscando um aprofundamento teórico-bibliográfico, foi estabelecendo-se diálogos interculturais (Fleuri, 2003), entre as interlocuções e leituras realizadas sobre educação, Educação Ambiental e formação de professores. Consta ainda da investigação de algumas proposições presentes nas obras de Freire que venham a contribuir para a compreensão das questões ambientais numa perspectiva global, tais como cidadania, amorosidade, tolerância, saberes populares e autonomia. O referencial que orientou o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), foi estabelecimento através de diálogos que privilegiassem os aspectos interculturais (CANCLINI, 2003) com imaginários e representações sobre as questões ambientais, a formação de professores (ARROYO, 2004), Paulo Freire (1994, 1997, 2001, 2008) e entre diferentes autores. Assim foi se construindo o meu percurso, buscando compreender como algumas proposições, a partir dos pressupostos freireanos, podem contribuir para a formação de professores (as). A relevância desta pesquisa está na perspectiva de uma educação que valorize o diálogo, a comunicação e a autonomia, pois para Paulo Freire é através da educação que se promove a transformação do indivíduo. Transformar no sentido de que o educando se torne o verdadeiro sujeito da construção de seu conhecimento.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786092D6por
dc.contributor.referee1Marcomin, Fatima Elizabeti
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185445232833748por
dc.contributor.referee2Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775823E8por
dc.contributor.referee3Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721731D0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8176610457562730por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples