Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorSilva, Margarete Plautz da
dc.date.accessioned2015-03-06T14:55:24Z
dc.date.available2015-03-06T14:55:24Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/703
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis work of course completion presents a study about the reflective construction of Reading and writing children 5-6 years from the Project "Little Readers" . Aim of research was defined : to understand the pedagogical mediations undertaken in this project and its relation to the construction of writing and reading of children. Based in an action research analyzed the constructions produced in the project , the Pre -school class of the morning shift of Municipal School of Basic Education Brasilina Terra. This work recognizes that childhood experiences with Reading and the writing starting well before the systematic work in context educated and teaching in Early Childhood Education must recognize, value and think that the child lives with reading and writing in their daily and think this issue early on , makes part to develop and recognize children's constructions . Thus, from developed the study highlights that the pedagogical mediations such as the selection of works , the inclusion of the project within the routine , family participation , the performance of the work by the child , the child's relationship with the work and how to your presentation to his colleagues : they can reinforce the idea that the construction of the reading and writing in children may already start being built from storytelling stories , taking into account all mediations relevant in this project are paramount importance for its development interpretive imagery and stories and provided that this is one of the or ways for the contribution of Kindergarten within the building reading and writing in children has not literate , is developed that is pleasant and attractive to Child .eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.titleProjeto "pequenos leitores": uma análise reflexiva acerca da construção da leitura e da escrita na criança de 5 a 6 anospor
dc.title.alternativeThe " little readers ': an analysis reflective on the construction of reading and writing in child of 5 to 6 yearseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo reflexivo acerca da construção da leitura e da escrita de crianças de 5 a 6 anos a partir do Projeto "Pequenos Leitores". Como objetivo da investigação definiu-se: compreender as mediações pedagógicas desenvolvidas neste projeto e a sua relação com a construção da escrita e da leitura das crianças. Baseado em uma pesquisa-ação analisou-se as construções produzidas no projeto, pela turma de Pré-escolar do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Brasilina Terra. Este trabalho reconhece que as experiências infantis com a leitura e a escrita iniciam-se muito antes do trabalho sistemático em contexto escolarizado e que o trabalho docente na Educação Infantil precisa reconhecer, valorizar e pensar que a criança convive com a leitura e a escrita no seu cotidiano e pensar nessa questão desde bem cedo, faz parte para desenvolver e reconhecer as construções infantis. Desta forma, a partir do estudo desenvolvido destaca-se que, as mediações pedagógicas como: a seleção das obras, a inserção do projeto dentro da rotina, a participação da família, a representação da obra pela criança, a relação da criança com a obra e a forma de sua apresentação a seus colegas: possam reforçar esta ideia em que a construção da leitura e da escrita em crianças já pode começar a ser construída a partir contação de histórias , levando em conta todas as mediações pertinentes neste projeto, são de suma importância para o seu desenvolvimento interpretativo e imagético as histórias apresentadas e que esta é uma das formas ou maneiras para que a contribuição da Educação Infantil dentro da construção da leitura e da escrita em crianças ainda não alfabetizadas, seja desenvolvida de forma que seja prazerosa e atrativa para as crianças.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples