dc.creator | Koehler, Solange Ester | |
dc.date.accessioned | 2007-03-14 | |
dc.date.available | 2007-03-14 | |
dc.date.issued | 2006-10-30 | |
dc.identifier.citation | KOEHLER, Solange Ester. A trajetória institucional/docente do professor substituto da UFSM. 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7044 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professor substituto | por |
dc.subject | Docência superior | por |
dc.subject | Trajetória profissional | por |
dc.title | A trajetória institucional/docente do professor substituto da UFSM | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O presente estudo insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional tendo como foco o professor substituto, contratado, através da Lei 8.745/93. Tem como objetivo investigar como se constitui a trajetória institucional/docente deste profissional, abordando questões que indiquem os principais entraves, conquistas e
sentimentos em termos de sua atuação docente, da relação que estabelece com a instituição, com os alunos, colegas e com a universidade como um todo. Para tanto, optou-se por realizar uma pesquisa quanti-qualitativa através de questionário e de entrevista semi-dirigida com os professores contratados durante o período de 1999 a 2004, e que tenham permanecido por dois anos consecutivos na instituição. O
tratamento dos dados foi feito em termos quantitativos pelo programa Statistica e, em termos qualitativos, balizados pela análise de conteúdo. Participaram, na primeira fase 88 professores substitutos e da segunda, um professor de cada Centro da UFSM, perfazendo um total de 10% dos sujeitos. Destes, 63,2% são do sexo feminino, situam-se na faixa etária de 26 a 30 anos, 80,2% realizaram a graduação na própria instituição, facilitando as relações aluno-professor-instituição. A maioria teve contrato de 40 horas, realizando diversas atividades além do ensino. Destes professores, 45,5% eram mestres e, 34,1% especialistas. Os principais entraves e
preocupações em termos de docência e de relações institucionais envolveram: o número elevado de alunos e seu desinteresse, a dificuldade para a localização de material didático, a questão financeira, o pouco ou nenhum material à disposição, a desinformação sobre a vida institucional e a insegurança quanto à renovação do contrato. Os aspectos negativos mais evidenciados foram: o não pagamento de
acordo com a titulação e a sonegação de alguns direitos trabalhistas, acrescidos da falta de conhecimento pedagógico para a realização das atividades docentes. As conquistas mais enfatizadas envolveram: a experiência docente e a realização
pessoal. Como motivos para a busca da docência temporária, destacam-se: as oportunidades de trabalho, acrescido do enriquecimento do currículo. Os sentimentos experienciados foram de tristeza e expectativa, acompanhado de
preocupações e satisfação, podendo entender os aspectos negativos relacionados à instituição e a renovação do contrato, ao passo que os sentimentos positivos relacionados ao desejo de ser professor e da relação com os alunos. Num contexto geral, a trajetória docente temporária foi muito rica pois permitiu experiências a atividade de professor, associado um desejo, de um grupo significativo, de voltar para essa função. | por |
dc.contributor.advisor1 | Isaia, Silvia Maria de Aguiar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0954246692473735 | por |
dc.contributor.referee1 | Morosini, Marilia Costa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8614883884181446 | por |
dc.contributor.referee2 | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3167841618840023 | por |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Valeska Maria Fortes de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628223248832085 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1527950159237965 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |