Mostrar registro simples

dc.creatorSanti, Lucila Gavioli
dc.date.accessioned2014-02-25
dc.date.available2014-02-25
dc.date.issued2013-03-22
dc.identifier.citationSANTI, Lucila Gavioli. AUTOBIOGRAPHIC ACCOUNTS OF A RURAL TEACHER: SENSES AND MEANINGS TO THE READING. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7056
dc.description.abstractThis work shows the results of a research in education linked to the research line Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), of Programa de Pós-Graduação em Educação of the Universidade Federal de Santa Maria. By the autobiographic method I tried to study the history of life of a rural teacher from Santa Maria, RS. I searched to show her reader s experiences and her role as a reading mediator and also how significant the acts of reading and writing are. Therefore, I established lines on rural education and on the formation of rural readers, detailing the reading experiences of the teacher with a multigraded group in the year 2012. To base the writing of this thesis, I used some authors points of view about qualitative research: Bodgar-Biklen(1994) and Minayo(1993). Referring to theoretical approach about the history of life, the studies of Nóvoa (1992), Abrahão (2006) and Oliveira (2006) were used. For the reflections about rural education, I theorized with Arroyo, Caldart, Molina and others. On readers formation, I made a theoretical deepening with studies of Barcelos, Silva and Paiva among others. The study is divided in six chapters, three of which are based in the following analysis categories: first readings, school times, formation, practicing and mediating reading in the classroom. With this research I wish somehow inspire teachers that dedicate their work to the reading practice.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectMediação de leiturapor
dc.subjectFormação de leitorespor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectHistory of lifeeng
dc.subjectReading mediationeng
dc.subjectReaders formationeng
dc.titleRelatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leiturapor
dc.title.alternativeAutobiographic accounts of a rural teacher: senses and meanings to the readingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Por meio do método autobiográfico, busquei estudar a história de vida de uma professora do ensino rural de Santa Maria, RS. Procurei apresentar as experiências de leitora e de mediadora de leitura da professora colaboradora, a fim de mostrar o quão significativo é o ato de ler e também de escrever. Para isso, estabeleci traços sobre a educação rural e sobre a formação de leitores rurais, destacando as experiências de leitura da professora com uma classe multisseriada no ano de 2012. Para fundamentar a escrita desta dissertação, utilizei o ponto de vista de autores, sobre a pesquisa qualitativa, Bogdan; Biklen (1994) e Minayo (1993). Ao que se refere ao aporte teórico sobre história de vida, os estudos de Nóvoa (1992), Abrahão (2006) e Oliveira (2006). Para as reflexões sobre a educação rural, teorizei com Arroyo; Caldart;Molina (2004), Leite (2009), entre outros. Acerca da formação de leitores, fiz um aprofundamento teórico com os estudos de Lajolo (2000), Barcelos;Silva (2010), Paiva (2010), entre outros. As informações obtidas na pesquisa surtiram as seguintes categorias de análise: primeiras leituras, tempos de escola, formação, prática e mediação de leitura em sala de aula. A partir disso, concluí que, com livros literários, a professora colaboradora incentiva à leitura e à escrita na classe multisseriada rural. Com a pesquisa, almejo que, de alguma forma, ela seja inspiração para muitos professores que dedicam sua docência às práticas de leitura.por
dc.contributor.advisor1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee2Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167841618840023por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5510497629394851por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples