dc.creator | Santi, Lucila Gavioli | |
dc.date.accessioned | 2014-02-25 | |
dc.date.available | 2014-02-25 | |
dc.date.issued | 2013-03-22 | |
dc.identifier.citation | SANTI, Lucila Gavioli. AUTOBIOGRAPHIC ACCOUNTS OF A RURAL TEACHER:
SENSES AND MEANINGS TO THE READING. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7056 | |
dc.description.abstract | This work shows the results of a research in education linked to the research
line Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (LP1), of Programa de
Pós-Graduação em Educação of the Universidade Federal de Santa Maria. By
the autobiographic method I tried to study the history of life of a rural teacher
from Santa Maria, RS. I searched to show her reader s experiences and her
role as a reading mediator and also how significant the acts of reading and
writing are. Therefore, I established lines on rural education and on the
formation of rural readers, detailing the reading experiences of the teacher with
a multigraded group in the year 2012. To base the writing of this thesis, I used
some authors points of view about qualitative research: Bodgar-Biklen(1994)
and Minayo(1993). Referring to theoretical approach about the history of life,
the studies of Nóvoa (1992), Abrahão (2006) and Oliveira (2006) were used.
For the reflections about rural education, I theorized with Arroyo, Caldart,
Molina and others. On readers formation, I made a theoretical deepening with
studies of Barcelos, Silva and Paiva among others. The study is divided in six
chapters, three of which are based in the following analysis categories: first
readings, school times, formation, practicing and mediating reading in the
classroom. With this research I wish somehow inspire teachers that dedicate
their work to the reading practice. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação rural | por |
dc.subject | História de vida | por |
dc.subject | Mediação de leitura | por |
dc.subject | Formação de leitores | por |
dc.subject | Rural education | eng |
dc.subject | History of life | eng |
dc.subject | Reading mediation | eng |
dc.subject | Readers formation | eng |
dc.title | Relatos autobiográficos de uma professora atuante em uma escola rural: sentidos e significados à leitura | por |
dc.title.alternative | Autobiographic accounts of a rural teacher:
senses and meanings to the reading | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em
Educação vinculada à Linha de Pesquisa Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional (LP1) do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Por meio do método
autobiográfico, busquei estudar a história de vida de uma professora do ensino
rural de Santa Maria, RS. Procurei apresentar as experiências de leitora e de
mediadora de leitura da professora colaboradora, a fim de mostrar o quão
significativo é o ato de ler e também de escrever. Para isso, estabeleci traços
sobre a educação rural e sobre a formação de leitores rurais, destacando as
experiências de leitura da professora com uma classe multisseriada no ano de
2012. Para fundamentar a escrita desta dissertação, utilizei o ponto de vista de
autores, sobre a pesquisa qualitativa, Bogdan; Biklen (1994) e Minayo (1993).
Ao que se refere ao aporte teórico sobre história de vida, os estudos de Nóvoa
(1992), Abrahão (2006) e Oliveira (2006). Para as reflexões sobre a educação
rural, teorizei com Arroyo; Caldart;Molina (2004), Leite (2009), entre outros.
Acerca da formação de leitores, fiz um aprofundamento teórico com os estudos
de Lajolo (2000), Barcelos;Silva (2010), Paiva (2010), entre outros. As
informações obtidas na pesquisa surtiram as seguintes categorias de análise:
primeiras leituras, tempos de escola, formação, prática e mediação de leitura
em sala de aula. A partir disso, concluí que, com livros literários, a professora
colaboradora incentiva à leitura e à escrita na classe multisseriada rural. Com a
pesquisa, almejo que, de alguma forma, ela seja inspiração para muitos
professores que dedicam sua docência às práticas de leitura. | por |
dc.contributor.advisor1 | Antunes, Helenise Sangoi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6804330341401151 | por |
dc.contributor.referee1 | Barcelos, Valdo Hermes de Lima | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7447760896466057 | por |
dc.contributor.referee2 | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3167841618840023 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5510497629394851 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |