dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Soares, Eliane Mantelli | |
dc.date.accessioned | 2015-03-06T15:53:44Z | |
dc.date.available | 2015-03-06T15:53:44Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/705 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This Labor Course Completion presents a study on the design of teachers about reading and writing ,finding out what they think, as plan and work with these students Theme in Early Childhood Education . to realize these goals , deepen qualitative research -narrative , achieved from interviews semi-structured with three teachers who work in groups of Preschool Network Municipal School . So , I highlight the relevance of this research related to the teachers work with the child small , in order to stimulate debate on discussions between teach reading and writing in the Pre - School , although this work has not intended to indicate solutions but reflect and build possibilities walking . Emphasize the importance of path in life result of this research , because I noticed the training as a key work the teachers , and especially the life history of each reflected as background throughout its planning and activities that develop with students in this age group . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Concepções | por |
dc.subject | Leitura e escrita | por |
dc.title | Concepções dos professores acerca da leitura e da escrita na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Concepts about teachers reading and writing in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a concepção dos professores acerca da leitura e da escrita, procurando saber o que pensam, como planejam e trabalham com seus alunos estas temáticas na Educação Infantil. Para compreender estes objetivos, embasei-me em pesquisa de caráter qualitativo-narrativo, concretizada a partir de entrevistas semiestruturadas com três professoras que atuam em turmas da Pré-Escola da Rede Municipal de Ensino. Assim, destaco a relevância desta pesquisa relacionada ao trabalho dos professores com a criança pequena, de forma a suscitar um debate sobre as discussões existente entre ensinar a ler e a escrever na Pré-Escola, ainda que o presente trabalho não tenha como objetivo indicar soluções, mas refletir e construir possibilidades de caminhar. Saliento a importância da trajetória de vida profissional no resultado desta pesquisa, pois constatei a formação como peça fundamental no trabalho dos professores e, especialmente, a história de vida de cada um refletida como pano de fundo em todo seu planejamento e nas atividades que desenvolvem com alunos na referida faixa etária. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |