Mostrar registro simples

dc.creatorVaz, Tamiris
dc.date.accessioned2014-02-26
dc.date.available2014-02-26
dc.date.issued2013-03-14
dc.identifier.citationVAZ, Tamiris. Encontros e esperas de uma professora em percurso. 2013. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7060
dc.description.abstractThis investigation happens with the paths of a researcher which, on meetings with the world, experiments intensities which move her places as a teacher. For so, actions which do not lead necessarily to learning, but to able cracks on crossed roles are lived, as long as collective agencements which make intensity traces pass. Starting on movements given in a specific time and place artistic intervention Waiting Moments, done inside an event called arte#ocupaSM a research which tries to escape those limits is developed, crossing other times and places, including the learning ones, and turning the act of waiting into a space of happenings. Authors as Deleuze, Guattari, Rolnik and Nietzsche bring indicatives to turn this research into paths of not knowing, of unexpected and multiple directions, lived in constant movements of nausea by the impossibility of fixing into a unique teacher place. By not having a unique place to settle, some unpredictable learning happens together with the dogs, the cracks and the rain. Through these, desires to know the world through timeless intensities resonate, knowing we do not choose data and learning to be researched, but we are chosen by them and we produce something with them. So the research allows discussions about the production of cracks on teacher s acting, counting with the unpredictability and uneasiness of raindrops and with the un-preoccupied commitment of dogs on a meet with daily happenings of an inhabited place.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPercursospor
dc.subjectIntensidadespor
dc.subjectEsperaspor
dc.subjectProfessorapor
dc.subjectEncontrospor
dc.subjectPathseng
dc.subjectIntensitieseng
dc.subjectTeachereng
dc.subjectWaitingeng
dc.subjectMeetingseng
dc.titleEncontros e esperas de uma professora em percursopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta investigação acontece junto aos percursos de uma pesquisadora que, em encontros com o mundo, experimenta intensidades que movimentam seus lugares enquanto professora. Para tanto, são vivenciadas ações que não desembocam, necessariamente, em aprendizagens, mas que possibilitam fissuras nos papéis atravessados, bem como agenciamentos coletivos que fazem passar rastros de intensidades. Partindo de movimentos dados em um tempo e lugar específicos a intervenção artística Movimentos de Espera, realizada junto ao evento arte#ocupaSM desenvolve-se uma pesquisa que tenta escapar desses limites, atravessando outros tempos e lugares, inclusive os da aprendizagem, fazendo da espera um espaço de acontecimentos. Autores como Deleuze, Guattari, Rolnik e Nietzsche trazem indicativos para fazer dessa pesquisa caminhos de não saber, de direções inesperadas e múltiplas, vividas em constantes movimentos de náusea pela impossibilidade de fixidez em um único lugar professora . Não havendo um lugar único ao qual se fixar, investe-se em aprendizagens imprevisíveis junto aos cães, às rachaduras e à chuva. A partir deles ressoam desejos de conhecer o mundo através de intensidades atemporais, ao passo que não se escolhe os dados e aprendizagens a serem pesquisados, mas se é escolhido e se produz algo nos encontros com eles. Assim, a pesquisa permite problematizações acerca da produção de rachaduras na atuação docente, contando com as imprevisibilidades e incômodos dos respingos da chuva e com o comprometimento despreocupado dos cães no encontro com os acontecimentos cotidianos de um lugar habitado.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Zordan, Paola Basso Menna Barreto Gomes
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035205657093564por
dc.contributor.referee2Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795467308135033por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063876645938107por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples