Mostrar registro simples

dc.creatorRomanowski, Caroline Leonhardt
dc.date.accessioned2014-06-09
dc.date.available2014-06-09
dc.date.issued2013-04-16
dc.identifier.citationROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
dc.description.abstractThis paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectDiscursividadepor
dc.subjectGiftednesseng
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSpeecheng
dc.titleIndicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoraspor
dc.title.alternativeIndicators of social representations of giftedness in teachers speecheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca de compreender estas representações que existem no cotidiano que circulam no senso comum deste grupo social. Foi utilizada a teoria das representações sociais e algumas possibilidades metodológicas que ela permite. Esta pesquisa foi realizada com sete professoras de uma escola pública estadual do município de Santa Maria/RS. Todas as participantes da pesquisa tomar parte no processo de coleta de dados, que consistiu em uma triangulação de instrumentos, iniciando-se pela dinâmica denominada pelas pesquisadoras de Dinâmica das Três Características, de uma Técnica de Associação Livre de Palavras e, por fim, responderam um questionário para confirmar os dados coletados anteriormente. Os dados foram analisados de acordo com a frequência com que as palavras foram evocadas e sua importância no contexto da pesquisa. Constatou-se que as representações mais fortes e recorrentes das professoras em relação às características dos estudantes que apresentam comportamentos de superdotação são a inteligência, a esperteza, a curiosidade e a postura de serem questionadores.por
dc.contributor.advisor1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee1Chacon, Miguel Claudio Moriel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3168297318782887por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee3Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6872843067269222por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples