Mostrar registro simples

dc.creatorFraga, Laura Pippi
dc.date.accessioned2014-07-14
dc.date.available2014-07-14
dc.date.issued2013-05-15
dc.identifier.citationFRAGA, Laura Pippi. Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7082
dc.description.abstractThis dissertation is inserted into the Research Line Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional and has its focus on a space of discussion upon Pedagogy and Mathematics future teachers education from Universidade Federal de Santa Maria, that teach Mathematics in the early years of elementary school. The main purpose is to investigate the learning of teaching activity from future teachers in a process of Mathematics teaching organization for the first grades of elementary school. For that, the study focused on the organization of activities at Mathematics Club CluMat, where proposals for teaching Mathematics in the early years are studied, planned, developed and evaluated, having as theoretic-methodological framework the Teaching Orientating Activity AOE (MOURA, 1996, 2001). The data analysis was based on the historic-cultural perspective, in special Vigotsky (2002) and Leontiev (1978), that lead us to comprehend that human being learns in interaction with other individuals and that through activities, they take the culture in which is inserted. Thus, we analyzed four steps that compose the teaching organization at CluMat, they are: Mathematics subject study; the planning; the development; and the evaluation. To collect the data, we followed the participation, inside this space, of five future teachers four from Pedagogy and one from Mathematics Course through the observation of meetings and also a questionnaire. To present and analyze these, we used the idea of episodes, proposed by Moura (2004). We composed four guiding topics: 1 - Studying Mathematics: Statistics in the early years; 2 - Planning together: the case of AOE on Statistics; 3 - Developing the AOE: Statistics at Mathematic Club; 4 Evaluating the AOE: rethinking on the practice at Mathematic Club. From the analysis, we concluded that the different situations lived at CluMat brought new learning to the future teachers. By acting together, students from Pedagogy and from Mathematics Courses, both with knowledge of different areas, are motivated by the same purposes and, despite the differences, they complement each other, aiming to supply the need of teaching organization. In this context, we verified that, organizing the teaching by sharing the actions, the future teachers learned, in the teaching activity, reevaluating the activity and improving their teacher practice.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectAprendizagem da docênciapor
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpor
dc.subjectTeacher initial educationeng
dc.subjectMathematics educationeng
dc.subjectLearning of teacher activityeng
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.titleFuturos professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade Federal de Santa Maria que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O principal objetivo consiste em investigar a aprendizagem da docência de futuros professores no processo de organização do ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, o estudo centrou-se na organização das atividades no Clube de Matemática CluMat, onde são estudadas, planejadas, desenvolvidas e avaliadas propostas para o ensino de matemática nos anos iniciais, usando como fundamento teórico-metodológico a Atividade Orientadora de Ensino AOE (MOURA, 1996, 2001). A análise dos dados pautou-se em referenciais teóricos da perspectiva histórico-cultural, em especial Vigotsky (2002) e Leontiev (1978) que nos conduzem à compreensão de que o ser humano aprende em interação com outros indivíduos e que através de atividades se apropria da cultura na qual se insere. Assim, analisamos quatro etapas que compõem a organização do ensino no CluMat que são: o estudo do conteúdo matemático; o planejamento; o desenvolvimento; e a avaliação. Para a coleta de dados, acompanhamos a participação neste espaço de cinco alunos de graduação quatro do curso de pedagogia e um do curso de matemática - através de observações de reuniões de estudos e também de um questionário. Para apresentação e análise dos mesmos, utilizamos a ideia de episódios, proposta por Moura (2004). Elencamos quatro eixos norteadores: 1- Estudando matemática: estatística nos anos iniciais; 2- Planejando coletivamente: o caso da AOE sobre estatística; 3- Desenvolvendo a AOE: estatística no Clube de Matemática; 4- Avaliando a AOE: repensando a prática no Clube de Matemática. A partir da análise, concluímos que as diferentes situações vivenciadas no CluMat proporcionam aos acadêmicos novas aprendizagens. Ao atuarem no coletivo, acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Matemática, ambos com conhecimentos de áreas diferentes, são motivados pelos mesmos objetivos e, apesar das divergências, se complementam visando suprir a necessidade de organização do ensino. Neste contexto, verificamos que, ao organizarem o ensino num movimento de compartilhamento de ações, os futuros professores aprenderam na docência, reavaliando a atividade e aprimorando sua prática docente.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.contributor.referee1Moura, Manoel Oriosvaldo de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3536854228318246por
dc.contributor.referee2Trevisol, Maria Teresa Ceron
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4820536127199890por
dc.contributor.referee3Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3167841618840023por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225289924138660por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples