Mostrar registro simples

dc.creatorRichter, Sabrina Skrebsky
dc.date.accessioned2014-07-16
dc.date.available2014-07-16
dc.date.issued2013-03-06
dc.identifier.citationRICHTER, Sabrina Skrebsky. INTERAÇÃO COLABORATIVA EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7086
dc.description.abstractThis thesis signals the importance of collaborative interaction in the school environment in times of teaching and learning of physics network, mediated by educational technology. Priority was collaborative interaction on the critical problem situations, technologically mediated by educational hypermedia. The activities were developed by physical educators for students to understand concepts, laws and physical phenomena in two distinct contexts: Physics course (full licensure UFSM) and high school (public schools). Through investigative work was encouraged collaborative interaction, problem-solving situations proposed in study activities, mediated by heuristics in educational hypermedia. From the interactive hypermedia, researched the influence of this educational technology computerized network as potentiator of collaborative interaction. These activities helped to study conducted that actually occurred, collaborative interaction between students, teaching and learning of physics in the network. The data were analyzed and listed in four pre-set categories: Interaction, Interaction and Collaborative Innovation and / or innovative practices in teaching and learning of physics. The results obtained in this research, from the perspective of the categories of analysis, it can be said that students felt "the will" to interact collaboratively with colleagues in study activities with mediation of educational hypermedia in teaching and learning Physics. Emphasis was placed on the idea that dialogue-problematical, as potentiator of collaborative interaction in the concepts, laws and physical phenomena, was constructed from problem situations, providing students knowingness in other contexts real and concrete.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHipermídia educacionalpor
dc.subjectInteração colaborativapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem de físicapor
dc.subjectEducational hypermediaeng
dc.subjectCollaborative interactioneng
dc.subjectTeaching and learning of physicseng
dc.titleInteração colaborativa em hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de físicapor
dc.title.alternativeInteração colaborativa em hipermídia educacional no ensino-aprendizagem de físicaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação sinaliza a importância da interação colaborativa no ambiente escolar em tempos de ensino-aprendizagem de Física em rede, mediado por tecnologia educacional. A prioridade foi a interação colaborativa na problematização de situações-problema, mediadas tecnologicamente por hipermídias educacionais. As atividade foram elaboradas pelo físico-educador para que os estudantes compreendessem conceitos, leis e fenômenos físicos, em dois contextos distintos: curso de Física (licenciatura plena da UFSM) e Ensino Médio (escolas públicas). Por meio de um trabalho investigativo incentivou-se a interação colaborativa, resolvendo situações-problema propostas, em atividades de estudo, mediadas por heurística, em hipermídia educacional. A partir da interatividade hipermidiática, pesquisou-se a influência desta tecnologia educacional computadorizada em rede, como potencializadora da interação colaborativa. Estas atividades de estudo realizadas auxiliaram para que de fato ocorresse, a interação colaborativa, entre os estudantes, no ensino-aprendizagem da Física em rede. Os dados foram analisados e elencados em quatro categorias pré-estabelecidas: Interatividade, Interação Colaborativa e Inovação e/ou práticas inovadoras no Ensino-aprendizagem de Física. Conforme os resultados obtidos, nessa pesquisa, sob a ótica das categorias de análise, pode-se afirmar que os estudantes sentiram-se a vontade para interagir colaborativamente com seus colegas nas atividades de estudo com mediação das hipermídias educacionais, no ensino-aprendizagem de Física. Ressaltou-se a ideia de que o diálogo-problematizador, como potencializador da interação colaborativa, em torno dos conceitos, leis e fenômenos físicos, foi construído a partir de situações-problema, proporcionando aos estudantes cognoscência em outros contextos reais e concretos.por
dc.contributor.advisor1Bastos, Fábio da Purificação de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786638T6por
dc.contributor.referee1Abegg, Ilse
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee2Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4657093412151293por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples