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dc.contributor.advisorWerle, Kelly
dc.creatorSantos, Juliana dos
dc.date.accessioned2015-03-10T13:37:11Z
dc.date.available2015-03-10T13:37:11Z
dc.date.issued2013-09-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/708
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis paper presents the importance of music in Guarani and Kaingang indigenous schools of Salto do Jacuí-RS. The music is an important artistic expression in social and cultural life of indian peoples. This study shows the project "Singing at Indigenous School", organized and developed into two schools of indigenous Guarani villages: Tekoá Porã (Salto do Jacuí-RS ) and Flor da Mata (Estrela Velha- RS), and also Borboleta, a Kaingang’sindigenous school (Salto do Jacuí-RS). The project aimed to provide musical experiences linked to the indigenous cultural expression with the purpose, in addition to developing the aesthetic potential of children, contribute to second language learning. Project activities involving rhymes and popular songs themselves indigenous cultures Kaingang and Guarani, which were performed at the three schools involving children in early childhood education and early years. By conducting the research it was concluded that music can not be dissociated from the curricular practices of indigenous education, and perceived that activities are more enjoyable with music and develop more learning and cultural interaction of these peoples.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectEscola indígenapor
dc.subjectKaingangpor
dc.subjectGuaranípor
dc.titleCantando na escola indígena: música dos povos Kaingang e Guaranipor
dc.title.alternativeSinging at indigenous school: Kaingang and Guarani people musicpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta a importância da música nas escolas indígenas Kaingang e Guaraní de Salto do Jacuí/RS. A música é uma manifestação artística e expressiva importante na vida social e cultural dos povos indígenas. Este trabalho decorre do projeto "Cantando na Escola Indígena", organizado e desenvolvido em duas escolas de aldeias indígenas Guaraní: Tekoá Porã (Salto do Jacuí/RS) e Flor da Mata (Estrela Velha/RS), e ainda uma escola de aldeia indígena Kaingang do Borboleta (Salto do Jacuí/RS). O projeto teve por objetivo proporcionar experiências musicais vinculadas à expressão cultural indígena com a finalidade, além de desenvolver as potencialidades estéticas das crianças, contribuir com o aprendizado da segunda língua. As atividades do projeto envolveram cantigas de roda populares e cantos indígenas próprios das culturas Kaingang e Guaraní, as quais foram realizadas nas três escolas, envolvendo crianças de Educação Infantil e Anos Iniciais. Através da realização da pesquisa, foi possível concluir que a música não pode estar dissociada das práticas curriculares da educação indígena, sendo perceptível que atividades com músicas são mais prazerosas e desenvolvem mais a aprendizagem e a interação cultural desses povos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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