dc.contributor.advisor | Gallina, Simone Freitas da Silva | |
dc.creator | Silva, Silvia Simone Schwerz da | |
dc.date.accessioned | 2015-03-10T14:48:46Z | |
dc.date.available | 2015-03-10T14:48:46Z | |
dc.date.issued | 2013-09-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/709 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | In this paper I discuss the importance of the practice of early childhood education teacher in moral formation o fchildren, an issue that gives centrality to performs research in the course of specialization in Teaching in early childhood education/UFSM. For it was imperative the reference of the National curriculum guidelines for
early childhood education which include important notes about the integral
development of the child. It is the need oft he establishment of early childhood education to propose with the participation oft hei rteachers formmorally the child in family a band on ment be it physicalor emotional.The survey was conducted at the school where I work as a teacher of the preschool classes B, where as the experiments experienced by me andothe rcolleagues in the sense of abuse, neglect and lack of affective assistance on the parto fthe families o four students. The formation of these students depends on the school and what th eteacher scan do for your protection and moral training, collaborating to ease their trauma and maximizing their positive traits. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Formação moral | por |
dc.title | A prática do professor de educação infantil na formação moral da criança | por |
dc.title.alternative | The practice of early childhood education teacher in moral formation of children | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho pretendo discutir a importância da prática do Professor de Educação Infantil na formação moral da criança, questão que dá centralidade para a pesquisa realiza no Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil/UFSM. Para isso foi imprescindível a referência das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil as quais contemplam apontamentos importantes sobre o desenvolvimento integral da criança. Trata-se da necessidade da instituição de Educação Infantil se propor com a participação de seus professores formar moralmente a criança em abandono familiar seja ele físico ou emocional. A pesquisa foi realizada na escola onde atuo como professora das Turmas de Pré-Escolar B, considerando as experiências vivenciadas por mim e demais colegas no sentido de maus tratos, desleixo e falta de assistência afetiva por parte das famílias dos nossos alunos. A
formação desses alunos depende da escola e do que as professoras podem fazer para sua proteção e formação moral, colaborando para amenizar seus traumas e maximizando suas características positivas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |