Mostrar registro simples

dc.creatorSilveira, Juliana da Silva
dc.date.accessioned2014-10-07
dc.date.available2014-10-07
dc.date.issued2014-03-20
dc.identifier.citationSILVEIRA, Juliana da Silva. LIFE OF PROFESSOR AND PROFESSIONAL STAFF IN THE CONSTRUCTION OF TEACHING CAREER. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7109
dc.description.abstractThis study is entered on line Research Training, Knowledge and Professional Development Program Graduate Education, PPGE/CE/UFSM at Masters level. The goal is to provide an approach to life story of a Physical Education teacher active in the Master's degree in Physical Education at the Center for Sports and Physical Education ( CEFD / UFSM ) . In the specific goals were scored in the life of the teacher's family, school life, the choice of teaching as a profession, the initial training course, entrance into the classroom as a teacher to continuing education and the construction of pedagogical approach to classes Physical education Critical Theory grounded in Emancipation. The methodology used is a qualitative one second Bauer, Gaskell and Allum (2003). The method used is the biographical - life story and the procedure for the collection of information will be the narrative interview. Through autobiographical narrative better understand the factors that led them to choose the profession teacher, how is the constitution of the training course teacher, as was the entry into the teaching and situations of family life that interfered in these events during life. For the analysis of the information obtained will use thematic analysis. Family life in childhood was marked by freedom, enrollment in school was in boarding school system. Presented to the boarding begins Athletics and interest in Physical Education. He graduated in Physical Education, is specialization, master and gets the first doctoral scholarship in Germany in Physical Education through the Goethe Institut. History of beautiful and exciting life permeated by the construction of professional development and sustained periods of estrangement from family.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória de vidapor
dc.subjectVida pessoalpor
dc.subjectVida profissionalpor
dc.subjectTrajetória docentepor
dc.subjectHistory of lifeeng
dc.subjectPersonal lifeeng
dc.subjectProfessional lifeeng
dc.subjectLecturer trajectoryeng
dc.titleVida de professor: o pessoal e o profissional na construção da trajetória docentepor
dc.title.alternativeLife of professor and professional staff in the construction of teaching careereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está inserido na linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação, PPGE/CE/UFSM em nível de mestrado. O objetivo é proporcionar uma aproximação com a história de vida de um professor de Educação Física atuante no curso de mestrado em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD/UFSM). Nos objetivos específicos foram pontuados a vida em família do professor, a vida escolar, a opção pela docência como profissão, o curso de formação inicial, o ingresso em sala de aula como professor até a formação continuada e a construção da abordagem pedagógica para as aulas de Educação Física embasada na Teoria Crítico-Emancipatória. A metodologia utilizada será de cunho qualitativo segundo Bauer, Gaskell e Allum (2003). O método utilizado será o biográfico história de vida e o procedimento para a coleta de informações será a entrevista narrativa. Através da narrativa autobiográfica compreenderemos melhor os fatores que levaram a escolher a profissão professor, como se dá a constituição da trajetória formativa do professor, como foi o ingresso na docência e as situações da vida familiar que interferiram nesses fatos ocorridos durante a vida. Para a análise das informações obtidas utilizaremos a análise temática. A vida em família na infância foi marcada pela liberdade, o ingresso na escola foi no sistema de internato. No internato apresentado ao Atletismo e começa o interesse pela Educação Física. Gradua-se em Educação Física, faz especialização, mestrado e consegue a primeira bolsa de doutorado na Alemanha em Educação Física através do Goethe Institut. História de vida linda e emocionante permeada pela construção da trajetória profissional e sofridos períodos de distanciamento da família.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779485Z7por
dc.contributor.referee1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799529D7por
dc.contributor.referee2Afonso, Mariangela da Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790894Y5por
dc.contributor.referee3Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7102436522771207por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2531971705345156por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples