Mostrar registro simples

dc.creatorMello, Caroline Castro de
dc.date.accessioned2014-10-29
dc.date.available2014-10-29
dc.date.issued2014-03-07
dc.identifier.citationMELLO, Caroline Castro de. Environmental education for a peace culture contributions to the teacher formation. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7115
dc.description.abstractThis dissertation, or constructive dissertation of a research desire, had its creation by entering the course of Master s degree in Education of the Program of Post-degree in Education of the Federal University of Santa Maria. It founds itself registered in the Research Line: Formation, Knowledge and Professional Development, under the topic of Environmental Education. By associating it to the achievement of a dream, we did not list research problems, but wishes, having as its main desire to investigate: How do we, teachers, can work with environmental education for a peace culture? We long to reach this desire through a qualitative research. Therefore, we draw possible ways to reach that desire. The paths we intend to course to investigate how the Environmental Education can encourage the peace culture at school, our researches main goal, will be drawn with the assistance of bibliographic resources and teacher practice experiences. With this support, there were produced educational strategies that were developed to work the environmental education and the peace culture. Such strategies include the task of working with mandalas and circular dances and were developed with the academics of licentiate courses of UFSM. Through this path it was possible to realize that in order to make a welcoming, respectful environment, that includes the environmental and peace values, those values need to be lived. In that sense, it is not possible to offer something you do not own, therefore, the answer to our research desire was found in the need of working the self-knowledge, so that we can discover our own path, and understand that the process of the teacher formation is permanent.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Rio Grande do Sul
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectCultura de pazpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPeace cultureeng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.titleEducação ambiental para uma cultura de paz contribuições para a formação de professorespor
dc.title.alternativeEnvironmental education for a peace culture contributions to the teacher formationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação, ou construção dissertativa de um desejo de pesquisa, teve sua criação por meio do ingresso no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Encontra-se cadastrada na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, sob a temática da Educação Ambiental. Por estar associando-a a realização de um sonho, não elencamos problemas de pesquisa e sim desejos, tendo como principal desejo investigar: Como nós, professores, podemos trabalhar com educação ambiental para uma cultura de paz? Buscamos alcançar esse desejo por meio de uma pesquisa qualitativa. Assim sendo, delineamos caminhos possíveis de alcançar esse desejo. Os caminhos que pretendemos percorrer para investigar como a Educação Ambiental pode estimular a cultura de paz na escola, nosso objetivo de pesquisa, serão trilhados com o auxílio de recursos bibliográficos e de experiências com práticas docentes. Com esse amparo foram produzidas estratégias educacionais que foram desenvolvidas para trabalhar a educação ambiental e a cultura de paz. Tais estratégias contemplaram o trabalho com mandalas e danças circulares e foram desenvolvidas com acadêmicos de cursos de licenciatura da UFSM. Ao longo dessa caminhada foi possível perceber que para possibilitar um ambiente acolhedor, de respeito, que contemple os valores ambientais, os valores de paz, é preciso viver esses valores. Dessa forma, não é possível oferecer aquilo que não se tem, portanto, a resposta para nosso desejo de pesquisa foi encontrada na necessidade trabalhar o autoconhecimento, para que possamos descobrir nosso próprio caminho, e entender que o processo de formação docente é permanente.por
dc.contributor.advisor1Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.contributor.referee1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136434717168776por
dc.contributor.referee2Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee3Kunz, Elenor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0451631464832830por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0474163582806413por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples