Mostrar registro simples

dc.creatorVisentini, Lucas
dc.date.accessioned2015-02-25
dc.date.available2015-02-25
dc.date.issued2014-04-24
dc.identifier.citationVISENTINI, Lucas. The Perseu shield reflecting the image of Medusa: autopoiesis development process in autobiographical narratives from students of Pedagogy. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7138
dc.description.abstractThis master thesis is about the autopoietic development process of undergraduate students of pedagogy from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), who were studied by us in this thesis. The main objective was to search the senses wire weaved in the autopoietic development process of undergraduate students of pedagogy from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and study the meanings built by the students that link them to the teaching profession. The research subjects of this study accepted to share with us his experiences by the Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). It s a qualitative research considering the autobiographic perspective and the methodological process involved individual narratives interviews, which one were recorded, transcribed and analised by the Análise Textual Discursiva (ATD), according to Roque Moraes (2003). The theories of this study were built by these concepts: autopoiese (MATURANA & VARELA, 2001; 2010); processo identitário docente (ISAIA, 2006); narrativas (JOSSO, 2004; 2010); identidade profissional docente (ISAIA, 2006); narrativas de Si (ABRAHÃO, 2006); investigação narrativa (ISAIA, 2006); memória educativa (FERNANDES, 2006); formação inicial (CUNHA, 2006); processos formativos (OLIVEIRA, 2006); percurso vital (MACIEL, 2006); trajetória, trajetória profissional e trajetória de formação (ISAIA, 2006) e ambiência (MACIEL, 1995; 2000; 2006; 2009; 2010). We hope, with this search, to contribute with education and teacher training of basic education, considering the theories about the autopoietic development process of undergraduate students of pedagogy, regarding the meanings built by them that link those students to the teaching profession.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAutopoiesepor
dc.subjectEstudantes de pedagogiapor
dc.subjectNarrativas autobiográficaspor
dc.subjectAmbiência discentepor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectAutopoiesiseng
dc.subjectPedagogy studentseng
dc.subjectAutobiographical narrativeseng
dc.subjectStudents ambienceeng
dc.titleO escudo de Perseu a refletir a imagem de Medusa: o processo formativo autopoiético em narrativas autobiográficas de estudantes de Pedagogiapor
dc.title.alternativeThe Perseu shield reflecting the image of Medusa: autopoiesis development process in autobiographical narratives from students of Pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado versa sobre o processo formativo autopoiético de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), os quais foram os sujeitos pesquisados deste estudo. O objetivo geral foi investigar os fios de sentido que são tramados no processo formativo autopoiético como (re)significações que vinculam estudantes do Curso de Pedagogia (diurno) Licenciatura Plena da UFSM à profissão docente, considerando a trajetória inicial de formação. Os sujeitos de pesquisa estudantes do referido curso aceitaram compartilhar e narrar as suas vivências e experiências formativas mediante Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Por ser uma pesquisa qualitativa de abordagem narrativa autobiográfica, o processo metodológico envolveu entrevistas narrativas individuais, as quais foram gravadas, transcritas e, posteriormente, analisadas e interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), sob a perspectiva de Roque Moraes (2003). A definição teórica, epistemológica e conceitual deste estudo foi construída a partir destes conceitos: autopoiese (MATURANA & VARELA, 2001; 2010); processo identitário docente (ISAIA, 2006); narrativas (JOSSO, 2004; 2010); identidade profissional docente (ISAIA, 2006); narrativas de Si (ABRAHÃO, 2006); investigação narrativa (ISAIA, 2006); memória educativa (FERNANDES, 2006); formação inicial (CUNHA, 2006); processos formativos (OLIVEIRA, 2006); percurso vital (MACIEL, 2006); trajetória, trajetória profissional e trajetória de formação (ISAIA, 2006) e ambiência (MACIEL, 1995; 2000; 2006; 2009; 2010). Esperamos, com esta pesquisa, ter contribuído com a educação e a formação de professores para a Educação Básica, ao considerarmos o referencial teórico que versa sobre os processos (auto)formativos de estudantes de um curso de licenciatura, ao considerarmos as (re)significações das trajetórias formativas discentes, assim como suas motivações iniciais, os sentidos e significados atribuídos à formação inicial e as experiências que vinculam os estudantes ao curso e, deste, à profissão docente.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151por
dc.contributor.referee2Souza, Elizeu Clementino de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6308292117036145por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples