Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorNascimento, Marcele da Silva do
dc.date.accessioned2015-03-11T13:13:59Z
dc.date.available2015-03-11T13:13:59Z
dc.date.issued2014
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/713
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis study aimed to identify the possibilities of a sensitive and interdisciplinary dialogue between theater and Physical Education, through the study of embodiment, in order to contribute to the initial training of teachers of Physical Education. The methodology included a literature research with qualitative approach. It was concluded that through the theater we can understand the interrelationships of man - body, which is made in society, in order to break with the idea of a Physical Education based on competitive sport, to give time to a systematic study of the body and its social representations in the news, as the documents aim of this area of knowledge. In this sense, one can consider the theater as well as teaching this as a channel aimed at the trial that has the body as the starting point of a complex process of ' liberation ' of being, their mechanistic constraints, the result of your time. Key words: Theatre; Physical Education; Interdisciplinary dialogue; Embodiment; Training Initial of Teachers.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectDiálogo interdisciplinarpor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.titleO teatro e a Educação Física Escolar: um diálogo sensível na formação inicial de professores de Educação Físicapor
dc.title.alternativeThe and theatre School Physical Education: a dialogue on sensitive initial teacher education Physical Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo identificar as possibilidades de um diálogo sensível e interdisciplinar entre Teatro e a Educação Física, por meio do estudo da corporeidade, no intuito de contribuir para a formação inicial dos professores de Educação Física. A metodologia dotada foi uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Concluímos que por meio do Teatro é possível compreender as inter-relações do homem-corpo, que se faz na sociedade, com o intuito de romper com a ideia de uma Educação Física Escolar competitiva com base no esporte, para dar vez a um estudo sistemático do corpo e suas representações sociais na atualidade, como objetivam os documentos dessa área do conhecimento. Nesse sentido, podemos levar em consideração o Teatro, bem como o ensino desse, como um canal voltado à experimentação que tem o corpo como ponto de partida de um complexo processo de 'libertação' do ser, de seus condicionamentos mecanicistas, fruto de seu tempo.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples