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dc.creatorPorazzi, Alexandra Raquel
dc.date.accessioned2015-03-02
dc.date.available2015-03-02
dc.date.issued2014-03-28
dc.identifier.citationPORAZZI, Alexandra Raquel. PROJETO ÍTACA: ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA A ABORDAGEM DA QUESTÃO DAS DROGAS.. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7143
dc.description.abstractThis Master‟s thesis has been produced in the Postgraduate Program in Education of Universidad Federal de Santa Maria, Brazil. It focuses on the themes of training, knowledge, and professional development. Its main objective is to explore educational strategies to address drugs issues, considering the notion of workshop as the basis of the work. The study shows some of the movements for regulation and prohibition of drugs, and how these subjects are part of different societies, in different periods. Moreover, it contextualizes Harm Reduction historically. From the analysis, it is highlighted the notion that agents who act for harm reduction have about the practice in Rio Grande do Sul State, in the South of Brazil. From this, we present the project Ítaca: harm reduction as a tool for intersectorial practices in health. It is developed in partnership with Universidade Federal de Santa Maria, with funds from the National Ministry of Health. Divided into two series, the project proposes the training of educators for harm reduction and, in a second moment, the action of these educators in a course offered to graduation students of courses such as Social Communication, Law, Education and those of the Health fields.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDrogaspor
dc.subjectRedução de danospor
dc.subjectFormação de educadorespor
dc.subjectOficinaspor
dc.subjectDrugseng
dc.subjectHarm reductioneng
dc.subjectEducator trainingeng
dc.subjectWorkshopeng
dc.titleProjeto Ítaca: estratégias educacionais para a abordagem da questão das drogaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado está inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Tem como objetivo principal explorar estratégias educacionais para a abordagem da questão das drogas, tendo como base a noção de oficina. Apresenta um pouco dos movimentos de regulamentação e proibição das drogas e sobre como fazem parte de diferentes sociedades em diferentes épocas. Além disto, é feita uma contextualização histórica da Redução de Danos. Destaca-se na análise o sentido de uma noção de redução de danos em funcionamento nas ações dos agentes redutores de danos do RS. A partir disto apresenta o Projeto Ítaca: redução de danos como ferramenta para práticas intersetoriais em saúde, desenvolvido em parceria com a UFSM através de recursos do Ministério da Saúde. O projeto, dividido em duas séries, propõe a formação de educadores em redução de danos e, depois, a atuação destes educadores em um curso oferecido a estudantes universitários de áreas tais como saúde, comunicação social, direito e licenciaturas.por
dc.contributor.advisor1Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721725J8por
dc.contributor.referee1Freitas, Deisi Sangoi
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721731D0por
dc.contributor.referee2Antunes, Helenise Sangoi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799529D7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3059104536912190por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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