Mostrar registro simples

dc.creatorWeber, Vanessa
dc.date.accessioned2015-03-11
dc.date.available2015-03-11
dc.date.issued2014-06-10
dc.identifier.citationWEBER, Vanessa. BECOMING AN INSTRUMENT TEACHER: BACHELOR-TEACHER S NARRATIVES. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7147
dc.description.abstractThis dissertation relates to the Research Field of Education and Arts LP4, at the Education Graduate Department of Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) and to the study group Education, Action and Research in Music Education (FAPEM). The general objective was to understand the Bachelor in instrument s process of learning to teach musical instruments. In particular, we tried to understand their education process and to investigate the knowledge that these teachers mobilize when teaching their instrument. This research had a qualitative approach and adopted as its methodology the biographic-narrative investigation (BOLÍVAR, DOMINGO, 2006), through which the narratives of three bachelors who teach instruments were produced. By means of textual discursive analysis (MORAES; GALIAZZI, 2013), data analysis categories were created, which were interpreted based on the adopted theoretical framework. In this sense, the production of the text about the learning to teach and about the mobilized knowledge was based on studies by Bolzan (2002), Bolzan and Isaia (2006), Isaia and Bolzan (2009, 2010), Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012). While we are aware that the three collaborator s narratives do not represent the totality of the educational path for teaching, we conclude that each bachelor in instrument becomes a teacher-bachelor through the construction and mobilization of knowledge, which are integrated to the being a teacher through education and experience with pedagogical practice. Furthermore, besides the knowledge described by Gauthier et al. (2006) an Tardif (2012), we identified the performance knowledge, which is specific of the instrument teacher.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professores de instrumentopor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectConstrução da docênciapor
dc.subjectInvestigação biográfico-narrativapor
dc.subjectEducation of instrument teacherseng
dc.subjectTeaching knowledgeeng
dc.subjectConstruction of teachingeng
dc.subjectBiographical-narrative investigationeng
dc.titleTornando-se professor de instrumento: narrativas de docentes-bacharéispor
dc.title.alternativeBecoming an instrument teacher: bachelor-teacher s narrativeseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes - LP4, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Como objetivo geral, buscou-se compreender o processo de construção da docência de instrumentistas bacharéis que atuam como professores de instrumento. Especificamente, procurou-se compreender seus processos formativos e investigar os saberes que esses professores mobilizam na docência do instrumento. A pesquisa, de cunho qualitativo, adotou como metodologia a investigação biográfico-narrativa (BOLÍVAR, DOMINGO, 2006), por meio da qual foram produzidas as narrativas de três bacharéis formados pela UFSM, professores de instrumento. Por meio da análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2013), foram criadas categorias de análise dos dados das narrativas, os quais foram interpretados com base no referencial teórico adotado. Neste sentido, a escrita sobre a aprendizagem da docência e sobre os saberes mobilizados durante a prática pedagógica teve como base estudos de Gauthier et al. (2006), Tardif (2012), Bolzan (2002), Bolzan e Isaia (2006) e Isaia e Bolzan (2009, 2010). Conscientes de que as narrativas dos três colaboradores não representam a totalidade dos percursos formativos para a docência, concluímos que cada bacharel em instrumento torna-se um docente-bacharel através da construção e da mobilização de saberes, os quais são integrados ao ser professor por meio da formação e da experiência com a prática pedagógica. Além disso, apontamos que além dos saberes descritos por Gauthier et al. (2006) e Tardif (2012), identificamos o saber da performance, específico ao professor de instrumento.por
dc.contributor.advisor1Garbosa, Luciane Wilke Freitas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735904Y6por
dc.contributor.referee1Araújo, Rosane Cardoso de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6547336486805388por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.contributor.referee3Bellochio, Cláudia Ribeiro
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794804H4por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6971457102385633por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples