Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Elaine Maria Dias de
dc.date.accessioned2007-05-28
dc.date.available2007-05-28
dc.date.issued2006-10-31
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elaine Maria Dias de. Structural images in the formation of critical public opinion in the teaching formation process in a course of Pedagogy. 2006. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7151
dc.description.abstractThe research at issue refers to the images study and the critical public opinion formation in the teaching formation process in a course of Pedagogy at URI Santiago/RS/Brazil. In the first part of the research it was done a bibliographical research in which I studied the following themes: modernity, post-modernity, images evolution, teaching formation and the modern school rising and also about the communicative act as a contribution for the critical public opinion formation through the introduction of a new rationality in pedagogy. In the second part, I did a study of legal documents and the institution physical structure, as well as, a detailed Pedagogical Project study of a Pedagogy Course where I extracted the structural images of the curriculum. In a third moment, notes are done in the pedagogical practice development unleashed in the interior of the course. In a fourth moment, I interviewed teachers and students _ subjects of the research. Then, I analyzed and studied the discovered images in the speech of the subjects. Afterwards, I tried to establish connections between structural images of the course and those found in pedagogical practices carried through in the interior of the course, based and smoothed down by the speech of the subjects. The achieved results supported the constructions of some answers. These, contributed to the comprehension that there is a dialogue between the pedagogical project and the pedagogical practice carried out in its interior. They let us say that the images which determine the formation of the critical public opinion, in teaching formation, are iconographic, visual, photographic stippled by filmic images and metaphoric, and, that these images may stimulate the formation of the critical public opinion in the teaching formation process. So, it is possible to assert that teachers formation courses are promising to the images study, introducing a new rationality. Then, the education may, through image study, answer some problems that the scientific and technologic development and the sight society have shown to citizens of our time.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectFormação da opinião pública críticapor
dc.subjectImageeng
dc.subjectTeaching formationeng
dc.subjectCritical public opinion formationeng
dc.titleImagens estruturadoras na formação da opinião pública crítica no processo de formação docente no curso de Pedagogiapor
dc.title.alternativeStructural images in the formation of critical public opinion in the teaching formation process in a course of Pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA pesquisa em questão privilegia o estudo das imagens e a formação da opinião pública crítica no processo de formação docente no Curso de Pedagogia da URI - Santiago/RS/Brasil. A primeira fase da pesquisa constituíu-se de pesquisa bibliográfica na qual realizei estudos relativos às temáticas: modernidade, pósmodernidade, evolução das imagens, a formação docente e o nascimento da escola moderna e, sobre o agir comunicativo como aporte para a formação da opinião pública crítica via introdução de uma nova racionalidade no fazer pedagógico; na segunda fase realizei um estudo dos documentos legais e da estrutura física instituição em foco, bem como, um estudo detalhado do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de onde extrai as imagens estruturadoras do currículo do curso; num terceiro momento passei a realizar observações no desenvolvimento da prática pedagógica desencadeada no interior do curso; no quarto momento passei a realizar as entrevistas com os(as) professores(as) e acadêmicos(as) sujeitos da pesquisa. Posteriormente passei à análise e interpretação das imagens encontradas das falas dos sujeitos da pesquisa. Após busquei estabelecer relações ente as imagens estruturadoras do curso e as encontradas nas práticas pedagógicas realizada no interior do mesmo, subsidiadas e respaldadas pelas falas dos sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos auxiliaram na construção de algumas respostas. Estas, por sua vez, contribuíram para a compreensão de que há um diálogo entre o projeto pedagógico do curso em questão e a prática pedagógica exercida no seu interior. Elas nos permitem dizer que as imagens que orientam a formação da opinião pública crítica na formação docente são imagens iconográficas, visuais -fotográficas ponteadas pelas imagens filmicas- e metafóricas, e, que estas podem estimular a formação da opinião pública crítica no processo de formação docente. Sendo assim, vale asseverar que os Cursos de Formação de Professores são lócus promissores para os estudos das imagens, no sentido de introduzir no trabalho docente uma nova racionalidade, a racionalidade comunicativa. E, que a educação pode, pelo estudo das imagens, responder a alguns dos problemas que o desenvolvimento científico e tecnológico e a sociedade do espetáculo têm apresentados aos cidadãos de nosso tempo.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee2Boufleuer, Jose Pedro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0716582715601931por
dc.contributor.referee3Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243749399117418por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples