Mostrar registro simples

dc.creatorNascimento, Claudio Rodrigues do
dc.date.accessioned2015-03-17
dc.date.available2015-03-17
dc.date.issued2014-08-04
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Claudio Rodrigues do. A study on employment and work with Industrial Technical College graduates bound to Federal University of Santa Maria, in the period of government Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Vana Rousseff (2005-2012). 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7156
dc.description.abstractThis work is linked to the Research Line II - School Practices and Public Policies, of the Post-Graduation Program on Education, and to Kairós - Research Group on Work, Education and Public Policies, both from Federal University of Santa Maria - UFSM / RS. The research aimed an analysis and comprehension of movement and insertion of students who accomplished Technical Courses in Electrotechnical, Electromechanical, Mechanical and Work Security, (Classes between 2005-2012) in Industrial Technical College at Federal University of Santa Maria - UFSM / RS, and, in the majority, entered in the world of work, describing the dynamic and transitions occurred in time and space between School and Company, trying to configure the real necessities of involved subjects. For that, we started from the proposition that the possibility of accomplish a technician course, could influence decisively on coexistence of subjects, establishing their real life conditions and engagement with the world of work, employment and employability. From this perspective, the study was based on a theoretical and methodological dialectical analysis, understood as the possibility of critical approach of the phenomena, based on historical materialism. As a procedure, semi-structured interviews were conducted with forty four students. For analysis and systematization of the data produced, we used principles of content analysis, based on Bardin (2011), from a dialectical understanding. As a result, it was confirmed the initial proposition that justified the choice of the field and the subjects to be investigated, as well as the problematic proposal was supported, in which 86% (38) subjects interviewed currently work in the area of their technical graduation; 82% (36) showed an income increase after the conclusion of technical course and 98% (43) a satisfaction level in their field choice, revealing that 93%, this is, 40 in 44 interviewed confirmed the importance of Profissional Education for their entrance and permanence in the world of work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEmpregopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectEmploymenteng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.titleUm estudo sobre emprego e trabalho com egressos do Colégio Técnico Industrial vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, no período de governo Luís Inácio Lula da Silva e Dilma Vana Roussef (2005 - 2012)por
dc.title.alternativeA study on employment and work with Industrial Technical College graduates bound to Federal University of Santa Maria, in the period of government Luiz Inácio Lula da Silva and Dilma Vana Rousseff (2005-2012)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa vincula-se à Linha de Pesquisa II Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo Kairós Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, ambos, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. A pesquisa objetivou a análise e a compreensão do movimento e a inserção dos estudantes que realizaram os Cursos Técnicos em Eletrotécnica, Eletromecânica, Mecânica e Segurança do Trabalho, na Modalidade Subsequente (Turmas entre os períodos 2005-2012) no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria vinculado a Universidade Federal de Santa Maria/RS e que, em sua maioria, ingressaram no mundo do trabalho, descrevendo a dinâmica e a transição ocorrida no espaço e tempo decorridos entre Escola e Empresa, tentando-se configurar as reais necessidades dos sujeitos envolvidos. Partiu-se da proposição de que a possibilidade da realização de um curso técnico, pode influenciar decisivamente na configuração das fronteiras de convivência dos sujeitos, determinando as suas reais condições de vida e enfrentamento com o mundo do trabalho, emprego e empregabilidade. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/metodológico a análise dialética, compreendida como possibilidade crítica de análise dos fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com quarenta e quatro estudantes. Para análise e sistematização dos dados produzidos, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Como resultado, confirmou-se a proposição inicial que justificou a escolha do campo e dos sujeitos a serem investigados, assim como foi corroborada a problemática proposta, pois 86% (38) dos sujeitos entrevistados atualmente trabalha na sua área de formação técnica; 82% (36) do coletivo evidenciou o aumento da renda após a conclusão do Curso Técnico e o grau de satisfação com a área de formação técnica escolhida, atingiu um índice total de 98% (43), revelando ainda que 93%, isto é, 40 de 44 entrevistados confirmam a importância da Educação Profissional para o seu ingresso e permanência no mundo do trabalho.por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007512293061299por
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Iran
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1466425361587196por
dc.contributor.referee2Hypolito, álvaro Luiz Moreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7674934224612535por
dc.contributor.referee3Auler, Décio
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5197105723843870por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4798038466270107por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples