Mostrar registro simples

dc.creatorAntonioli, Camyla
dc.date.accessioned2015-06-26
dc.date.available2015-06-26
dc.date.issued2015-03-03
dc.identifier.citationANTONIOLI, Camyla. The host institution staff view point on the high abilities/giftedness children. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7176
dc.description.abstractThe high abilities/giftedness goes beyond the teaching spaces, sometimes by identifying the target audience as well as in labor and promoting the diversity of skills that a person can display. This study aimed to learn the host institution staff team daily work perception on the children s high abilities/giftedness. This study has a qualitative nature, carried as a field research. We performed semi-structured interviews with six staffs of a host institution at Erechim/RS, southern Brazil. The speeches of the interviewees showed terms such as: intelligent (wise), skilled and genetic factor. In addition, there was the interest of the interviewees in learning more about high abilities/giftedness, that goes beyond the already exist private knowledge. We conclude that the host institution has the status of being an educational institution that welcomes children at risk and/or social vulnerability. Additionally, it becomes clear that the knowledge over the high abilities/giftedness are an important tool in educational studies directed to children.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAcolhimento institucionalpor
dc.subjectPercepçõespor
dc.subjectHigh abilities/giftednesseng
dc.subjectChildeng
dc.subjectInstitutional hosteng
dc.subjectPerceptionseng
dc.titlePercepções dos profissionais de uma instituição de acolhimento sobre a criança com comportamento de altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeThe host institution staff view point on the high abilities/giftedness childreneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO tema das altas habilidades/superdotação perpassa os espaços de ensino de maneira significativa, tanto na identificação do público-alvo como também no trabalho e estímulo à diversidade de habilidades que um indivíduo pode apresentar. Esse estudo teve por objetivo conhecer as percepções que existem no cotidiano de trabalho dos profissionais de uma Instituição de Acolhimento sobre o comportamento de altas habilidades/superdotação de uma criança. O método foi de cunho qualitativo, desenvolvido como um estudo de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de uma Instituição de Acolhimento da cidade de Erechim/RS. Constatou-se, por meio das falas das entrevistadas, a apresentação de expressões sobre altas habilidades/superdotação como: inteligente, habilidoso e genética. Além disso, houve o interesse das entrevistadas em conhecer mais sobre o tema, ir além dos conhecimentos particulares já existentes. Conclui-se que uma Instituição de Acolhimento apresenta a condição de ser também uma instituição de ensino que acolhe crianças que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e que o conhecimento sobre o comportamento de altas habilidades/superdotação é importante nos trabalhos educacionais voltados a crianças que apresentam tal comportamento.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Moreira, Laura Ceretta
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6955080467665137por
dc.contributor.referee2Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee3Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7628995541951517por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples