Mostrar registro simples

dc.creatorMacedo, Lívia Fernanda Leal
dc.date.accessioned2015-10-13
dc.date.available2015-10-13
dc.date.issued2015-02-25
dc.identifier.citationMACEDO, Lívia Fernanda Leal. The aid training professional Education Federal Institute Science and Technology Tocantins - Campus Palms: student assistance in check. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7179
dc.description.abstractThis study investigated the Vocational Training Assistance Program at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserted in the search line School Practices and Public Policy Master in Education of the Federal University of Santa Maria (UFSM) . The objective was to analyze the possible contributions of the Vocational Training Assistance for the realization of objectives of the National Student Assistance Program, which deal with the expansion of conditions of stay of young people in education. The approach used was qualitative research and data collection performed by three sources: observation, analysis of documents of the social service sector IFTO - Campus Palmas and semistructured interviews. The eight research subjects were fellows of integrated high school mode of the program. Data analysis was based on historical and dialectical materialist present. For theoretical background, we used Almeida (2000), Boneti (2006), Teixeira (2002), Silva (2002), Mauriel (2010), Guimarães-Iosif (2009), Gimeno Sacristán (2002), Faleiros (2008) Mota (1995), Romanelli (2009), among others, in addition to the Basic Guidelines of Education Act, n. 9.394 (BRAZIL, 1996) and the National Program of Student assistance, Decree n. 7234/2010 (BRAZIL, 2010), which deal with the rights and the expansion of the permanence of young people in education. It is hoped, through research, contribute to the success in the sense of permanence and social inclusion perspective, the education of scholars living in a reality permeated by social inequalities. The survey results showed that students who were awarded the Vocational Training Assistance obtained significant improvements such as increased family income, reducing social inequalities in schools, increased frequency and school grades, social inclusion, permanence and success in completion of their courses.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicas sociaispor
dc.subjectCondições de permanênciapor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectSocial public policyeng
dc.subjectConditions of residenceeng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subjectStudent assistanceeng
dc.titleO auxílio de formação profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas: a assistência estudantil em xequepor
dc.title.alternativeThe aid training professional Education Federal Institute Science and Technology Tocantins - Campus Palms: student assistance in checkeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo investigou o Programa Auxílio de Formação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO - Campus Palmas, inserido na linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo foi compreender as possíveis contribuições do Auxílio de Formação Profissional para a efetivação dos objetivos do Programa Nacional de Assistência Estudantil, os quais tratam da ampliação das condições de permanência dos jovens na educação. A abordagem da pesquisa utilizada foi qualitativa e a coleta de dados executada por meio de três fontes: observação, análise de documentos do setor de serviço social do IFTO - Campus Palmas e entrevista semiestruturada. Os oito sujeitos de pesquisa foram os bolsistas da modalidade de ensino médio integrado do referido programa. A análise de dados foi fundamentada na vertente materialista histórico-dialética. Para embasamento teórico, utilizou-se Almeida (2000), Boneti (2006), Teixeira (2002), Silva (2002), Mauriel (2010), Guimarães-Iosif (2009), Gimeno Sacristán (2002), Faleiros (2008), Mota (1995), Romanelli (2009), dentre outros, além da Lei de Diretrizes Básicas da Educação, n. 9.394 (BRASIL, 1996) e do Programa Nacional de Assistência Estudantil, Decreto n. 7.234/2010 (BRASIL, 2010), os quais tratam dos direitos e da ampliação da permanência dos jovens na educação. Espera-se, por meio da pesquisa, contribuir para o êxito, no sentido de permanência e na perspectiva de inclusão social, da educação dos bolsistas que vivem em uma realidade permeada pelas desigualdades sociais. O resultado da pesquisa mostrou que os estudantes os quais foram contemplados com o Auxílio de Formação Profissional obtiveram melhoras significativas como: aumento da renda familiar, redução das desigualdades sociais no âmbito escolar, aumento da frequência e notas escolares, inclusão social, permanência e sucesso na conclusão de seus cursos.por
dc.contributor.advisor1Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.contributor.referee1Almeida, Maria de Lourdes Pinto de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6423120995725999por
dc.contributor.referee2Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2557290681388925por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples