Mostrar registro simples

dc.creatorMelo, Ramásio Ferreira de
dc.date.accessioned2015-12-02
dc.date.available2015-12-02
dc.date.issued2015-03-27
dc.identifier.citationMELO, Ramásio Ferreira de. APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA PELO MOODLE COMO APOIO AO ENSINO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO IFTO CAMPUS ARAGUATINS. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7185
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the potential integration of Moodle to support the teaching of the Degree in Computer course, to promote interaction and collaboration network. We adopted a methodological qualitative and quantitative approach, based on action research principles in the period from March 2013 to March 2015 were used as data collection instruments, participant observation and online questionnaires Survey type applied to teachers Bachelor of Computing IFTO - Campus Araguatins and students of the 1st period, enrolled in the course "Computers and Society", semester 2014.1. For the organization and analysis of the collected data adopts a matrix system: Dialogic-problem-Matrix (MDP), Theme-Organizing Matrix (MTO), Theme-Analytical Matrix (MTA). Conclusively, AVEA Moodle, proved to be a great potential platform to promote the production of collaborative knowledge through tools such as Wiki and Forums thread. Using Moodle provided an opportunity fluency of teachers and students in educational technology and extended learning spaces beyond the classroom.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFluênciapor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectMoodlepor
dc.titleAprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de licenciatura em computação do IFTO - Campus Araguatinspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo analisar o potencial da integração do Moodle como apoio ao ensino do Curso de Licenciatura em Computação, para promover a interação e a colaboração em rede. Adotou-se uma abordagem metodológica quali-quantitativa, pautada nos princípios da pesquisa-ação no período entre março de 2013 a março de 2015. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a observação participante e questionários online do tipo Survey aplicado aos professores do Curso de Licenciatura em Computação do IFTO Campus Araguatins e aos alunos do 1º período, matriculados na disciplina Informática e Sociedade , período letivo 2014.1. Para a organização e análise dos dados coletados adota-se um sistema de matrizes: Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), Matriz Temático-Organizadora (MTO), Matriz Temático-Analítica (MTA). Conclusivamente, a AVEA Moodle, revelou-se uma plataforma de grande potencial para promover a produção do conhecimento colaborativo, através de ferramentas como a Wiki e os Fóruns de discussão. A utilização do Moodle oportunizou a fluência de professores e estudantes nas tecnologias educacionais e estenderam os espaços de aprendizagem para além da sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766081A6por
dc.contributor.referee1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701517Y3por
dc.contributor.referee2Bernardi, Giliane
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770735T8por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976901113589284por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples