Mostrar registro simples

dc.creatorBortolazzo, Jéssica Colpo
dc.date.accessioned2016-02-23
dc.date.available2016-02-23
dc.date.issued2015-07-03
dc.identifier.citationBORTOLAZZO, Jéssica Colpo. PEDAGOGICAL INTERVENTION IN HIGHER EDUCATION: ACCESS TO STUDENTS WITH DISABILITIESAUTORA. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7192
dc.description.abstractThis research aims to understand how to weave the teaching of relationships and learning of the subjects with disabilities in the context of higher education, seeking to identify psycho-pedagogical strategies and accessibility means that facilitate these processes. This study was conducted through a qualitative research, the research subjects were freshmen students at the Federal University of Santa Maria (RS), through the so-called B quota, for the disabled. The instruments of data collection were the field diary and semi-structured interview. The analysis method was used content analysis. The categories listed a priori were: School History previous Student Admissions in Higher Education, Accessibility and the Institutional System of UFSM, Classroom, Study Methods and The unknown Universe: Psychology. It was found that this study made it possible to bring out accessibility issues and educational psychology, realizing its implications in the learning process. In conclusion, learning processes and accessibility are essentially dynamic character. Higher education is going through paradigmatic changes, teaching methods and learning, programmatic and architectural structures, forms of communication, all these processes and their elements has been rediscussed in order to guarantee the permanence of studies and completion of all students who enter Higher Education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntervenções psicopedagógicaspor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEstudantes com deficiênciapor
dc.subjectInterventions psychopedagogicaleng
dc.subjectCollege educationeng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectStudents with disabilitieseng
dc.titleIntervenção psicopedagógica na educação superior: acessibilidade aos estudantes com deficiênciapor
dc.title.alternativePedagogical intervention in higher education: access to students with disabilitiesautoraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo compreender como se tecem as relações de ensino e aprendizagem dos sujeitos com deficiência no contexto da Educação Superior, buscando identificar estratégias psicopedagógicas e os meios de acessibilidade que facilitam esses processos. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa os estudantes ingressantes na Universidade Federal de Santa Maria (RS), por meio da denominada Cota B, destinada às pessoas com deficiência. Os instrumentos da coleta de dados foram o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Como método de análise, foi utilizado a Análise de Conteúdo. As categorias elencadas a priori foram: História Escolar Pregressa do Estudante, Ingresso na Educação Superior, À acessibilidade e o Sistema Institucional da UFSM, A sala de aula, Métodos de Estudo e O Universo desconhecido: Psicopedagogia. Constatou-se que este estudo possibilitou trazer à tona as questões de acessibilidade e da Psicopedagogia, percebendo suas implicações no processo de aprendizagem. Conclui-se que os processos de aprendizagem e os de acessibilidade são de caráter essencialmente dinâmico. A Educação Superior vem passando por mudanças paradigmáticas, métodos de ensino e de aprendizagem, estruturas programáticas e arquitetônicas, formas de comunicação, todos esses processos e seus elementos vêm sendo rediscutidos com vistas à garantia da permanência e da conclusão dos estudos de todos os estudantes que ingressam no Ensino Superior.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934897603622261por
dc.contributor.referee1Caierão, Iara Salete
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5422454025923876por
dc.contributor.referee2Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee3Costas, Fabiane Adela Tonetto
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3514821940003826por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0448997136719578por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples