Um olhar sobre as dinâmicas e processos das disciplinas de metodologia e estágio na formação de professores a distância
Resumo
O presente trabalho teve como ponto de partida a necessidade por investigar e
refletir sobre os processos de ensino das disciplinas de Metodologia do Ensino e
Estágio no curso de Licenciatura em Química, na forma de ensino a distância. Para
tanto, foi adotada a seguinte metodologia: realizadas entrevistas com estudantes de
um curso de licenciatura a distância do Estado do Tocantins, além da observação
das aulas presenciais de um curso de licenciatura localizado no Estado do Rio
Grande do Sul. Por meio destas, observou-se quais os processos e dinâmicas do
ensinar e do aprender no Ensino a Distância. Além disso, buscou-se inverter o fluxo
da mensagem, ouvindo os estudantes envolvidos nesse processo, suas angústias e
expectativas. Desse modo, com esse estudo foi possível pensar outro viés dessa
forma de ensino, saindo um pouco do foco no material e história, para ouvir aqueles
que estão sendo formados nessa forma de ensino de formação dos futuros
professores.