Mostrar registro simples

dc.creatorBagetti, Sabrina
dc.date.accessioned2016-03-30
dc.date.available2016-03-30
dc.date.issued2015-08-26
dc.identifier.citationBAGETTI, Sabrina. Mediation in educational teaching-learning collaborative system e-Tec Brasil. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7214
dc.description.abstractThe thematic concern, generating this research is centered on the challenges of pedagogical mediation of the Multidisciplinary Team at the Horticulture Technical Distance Course (ou apenas Horticulture Technical Course ), inserted into e-Tec Brasil system, at Federal University of Santa Maria (UFSM) Polytechnic School. We investigate didactic-methodological strategies that promote collaborative teaching and learning mediated by Moodle tools. To achieve the proposed objectives, we are guided by methodological concepts of action research, establishing cyclical stages, such as planning, implementation, evaluation and redesign activities that cover the construction of didactic-methodological strategies implemented at first module of the course. Action research was argued in three mediators matrixes propositions: the Dialogic-problem-Matrix (DPM), the Theme-Organizing Matrix (TOM) and the Theme-Analytic Matrix (TAM), which guided, respectively, the production of data organization and analysis. research instruments (participation observation diaries, interviews and survey type questionnaires) were guided in sixteen issues of MDP, becoming indicators to the bottom line. Therefore, this action research is grounded in public policy for Professional and Technological Education (PTE) and the e-Tec Brasil system. Also, in Freire's conceptions of Dialogic-Emancipatory Education (DEE), Pedagogical mediation education in Virtual Environments of Teaching and Learning (VETL) and Study Activity Theory. Thus, the elected analytical categories were collaborative teaching and learning and technological fluency. The results of the action research, supported in the triangulation of data, point out the challenge in the pedagogical mediation of distance technical courses, to promote collaborative teaching and learning is focused on development of technological and pedagogical fluency both components of the multidisciplinary team as the students of the course.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectEnsino-aprendizagem colaborativopor
dc.subjectFluência tecnológico-pedagógicapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectTecnologias educacionaispor
dc.subjectPedagogical mediationeng
dc.subjectCollaborative teaching and learningeng
dc.subjectTechnological and pedagogical fluencyeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectEducational technologieseng
dc.titleMediação pedagógica no ensino-aprendizagem colaborativo do sistema e-Tec Brasilpor
dc.title.alternativeMediation in educational teaching-learning collaborative system e-Tec Brasileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA preocupação temática, geradora dessa pesquisa, está centrada nos desafios da mediação pedagógica da Equipe Multidisciplinar no Curso Técnico em Fruticultura a distância, inserido no Sistema e-Tec Brasil, do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Investigamos estratégias didático-metodológicas que favorecem ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelas ferramentas do Moodle. Para alcançar os objetivos propostos, nos orientamos pelas concepções metodológicas da pesquisa-ação, estabelecendo etapas cíclicas de planejamento, implementação, avaliação e replanejamento das ações que permeiam a construção das estratégias didático-metodológicas implementadas no primeiro módulo do curso. A pesquisa-ação sustentou-se nas proposições de três matrizes mediadoras: a Matriz Dialógico-Problematizadora (MDP), a Matriz Temático-Organizadora (MTO) e a Matriz Temático-Analítica (MTA), as quais orientaram, respectivamente, a produção de dados, sua organização e análise. Os instrumentos de pesquisa (diário de observação participante, questionários tipo survey e entrevistas) estiveram norteados nas dezesseis questões da MDP, tornando-se indicadores aos resultados finais. Por conseguinte, esta pesquisa-ação está fundamentada nas políticas públicas para Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e no Sistema e-Tec Brasil. Também, nas concepções freiriana de Educação Dialógico-Problematizadora (EDP), Mediação pedagógica na educação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e na Teoria da Atividade de Estudo. Assim, as categorias analíticas eleitas foram ensino-aprendizagem colaborativo e fluência tecnológica. Os resultados da pesquisa-ação, sustentados na triangulação dos dados, apontam que o desafio na mediação pedagógica dos cursos técnicos a distância, para promover o ensino-aprendizagem colaborativo, está centrado no desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica tanto dos componentes da equipe multidisciplinar quanto dos discentes do curso.por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.contributor.referee1Catapan, Araci Hack
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8542512634940524por
dc.contributor.referee2Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4007512293061299por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9854360863382726por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples