Mostrar registro simples

dc.creatorRobaert, Samuel
dc.date.accessioned2016-04-08
dc.date.available2016-04-08
dc.date.issued2015-08-27
dc.identifier.citationROBAERT, Samuel. POLITICAL-PEDAGOGICAL PROJECT: RECONSTRUCTION OF SPACE OF TEACHING PROFESSIONALISM IN A PERSPECTIVE HUMANIZING. 2015. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7218
dc.description.abstractIn this study, we approach the Political Pedagogical Project (PPP) centrality as scholar everydayness important articulator, as innovation instrument at school and potential articulator of teachers permanent formation, through processes auto(trans)formatives, with the development of educational institution. We reference Paulo Freire, Francisco Imbernón, Isabel Alarcão, Antônio Nóvoa, Vitor Paro e Heloisa Luck, among others, in order to think the PPP as an important participation and decision sharing mechanism, in a way that its shared construction by scholar community is a dialogical and humanizer movement of educative institution. So, this text is a theoretical-practical research report, of the qualitative approach, of case-study method, which comprises its arising reflections. Locus was an cluster of three urban school of an Municipal Teaching Network. Eight teachers, scholar council members of their respective schools, served as subjects. This research aims to verify how the school PPP articulates its everydayness and permanent teachers formation, seen that this articulation makes viable the docent professionality development, through direct teachers participation in argument about schools problematics and, by consequence, promote the educative institution development. With the research we noticed that PPP is not the docent auto(trans)formatives processes articulator with the school everydayness, and that the public politics to permanent teachers formation at Municipal Teaching Network have been implemented in a view that sees the teacher as an executor of such politics and not an author, losing a privileged space of docent professional development linked to educative institution development.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação permanente de professorespor
dc.subjectProjeto político-pedagógicopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocracia escolarpor
dc.subjectTeachers permanent formationeng
dc.subjectPolitical-pedagogical projecteng
dc.subjectScholarship managementeng
dc.subjectSchool democracyeng
dc.titleProjeto político-pedagógicos: espaço de (re)construção profissional docente em uma perspectiva humanizadorapor
dc.title.alternativePolitical-pedagogical project: reconstruction of space of teaching professionalism in a perspective humanizingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste texto, abordo a centralidade do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como grande articulador da cotidianidade escolar, como instrumento da inovação na escola e como um potencial articulador da formação permanente dos professores, através de processos auto(trans)formativos, com o desenvolvimento da instituição educativa. Referencio-me em Paulo Freire, Francisco Imbernón, Isabel Alarcão, Antônio Nóvoa, Vitor Paro e Heloisa Luck, dentre outros; para pensar o PPP como um importante mecanismo de participação e compartilhamento de decisões, de forma que a sua construção, compartilhada pela comunidade escolar, constitua-se em um movimento dialógico e humanizador da instituição educativa. Assim, este texto constitui-se em um relato de uma pesquisa de cunho teórico-prático, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos (múltiplos casos), que vem acompanhada das reflexões dela advindas. O lócus foi um grupo de três escolas urbanas de uma Rede Municipal de Ensino, sendo sujeitos um total de oito professores, membros dos Conselhos Escolares de suas respectivas escolas. Com esta pesquisa, buscou-se verificar como o PPP das escolas articula a sua cotidianidade e a formação permanente dos professores, tendo por base que essa articulação torna possível o desenvolvimento da profissionalidade docente, através da participação direta dos professores nas discussões acerca das problemáticas da escola e, por consequência, promove o desenvolvimento da instituição educativa. Constatou-se, com a pesquisa, que o PPP não é o articulador dos processos auto(trans)formativos docentes com a cotidianidade da escola e que as políticas públicas para a formação permanente de professores na Rede Municipal de Educação pesquisada têm sido implementadas dentro de uma perspectiva que vê o professor como um executor dessas políticas e não como um autor, perdendo-se um espaço privilegiado de desenvolvimento profissional docente ligado ao desenvolvimento da instituição educativa.por
dc.contributor.advisor1Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.contributor.advisor-co1Corte, Marilene Gabriel Dalla
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.contributor.referee1Andreola, Balduino Antonio
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6678521937817570por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8523716748495665por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples