Mostrar registro simples

dc.creatorGomes, Letícia Nascimento
dc.date.accessioned2016-05-10
dc.date.available2016-05-10
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.citationGOMES, Letícia Nascimento. PoePROCESSOS POÉTICOPEDAGÓGICOS: DA AUSÊNCIA DA DIREÇÃO CÊNICA À PRODUÇÃO DE SUA PRESENÇA EM SOPRO. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7233
dc.description.abstractThis dissertation aims to show how it is the presentification of the scenic direction in dance on the creative process of Acasos Dance Company's spectacle, Sopro, of 2014. This is done through the poeticpedagogical processes, situated as the strategies and ways of working that have been used in the construction of this spectacle from from a collective direction format.To this end it was held monitoring of the creative process of Sopro with strategies and instruments of the ethnographic method as the interview and participant observation. This added to the feature of being a work in which the researcher is involved in the search field, enhances the adoption of autobiographical tone thought from the Autoetnografia.To position the poeticpedagogical processes as agents of direction's presence in dance and the will of contact with the things of the world that accompanies the Sopro spectacle, it was used the understanding of Production of presence of Gumbrecht (2010).It is expected that the collective direction can be thought in a pedagogy of expression through poeticpedagogical processes, which put into evidence a dance pedagogy, that occurs in the making with powerful creative possibilities and developments of trading relations and of acquaintanceship in a collectivity.And that way, could be tried in other scenery- not only in independent dance companies as Acasos - but in other artistic works or even in a formal education.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos poéticopedagógicospor
dc.subjectDançapor
dc.subjectProdução de presençapor
dc.subjectPoetic pedagogical processeseng
dc.subjectScenic direction in danceeng
dc.subjectProduction of presenceeng
dc.titleProcessos poéticopedagógicos na criação do espetáculo de dança sopropor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação se propõe a evidenciar os processos poéticopedagógicos que foram utilizadas no processo criativo do espetáculo de dança Sopro, de 2014, da Acasos Cia de Dança, de Santa Maria. Neste contexto são situados como as estratégias e formas de trabalho que concentram e articulam a pedagogia da dança referente às práticas envolvidas no processo criativo desse espetáculo a partir de um formato de direção coletiva. Para tal, foi realizado o acompanhamento do processo criativo do espetáculo Sopro com estratégias e instrumentos do método etnográfico como a entrevista e a observação participante. Isso, somado a característica de ser um trabalho na qual a pesquisadora está implicada no campo de pesquisa é potencializada a adoção de um tom autobiográfico da escrita pensado a partir da Autoetnografia. São pontuadas as questões referentes aos conceitos de processo, poético e pedagógico, aliados a uma apropriação poética do entendimento de Produção de Presença de Gumbrecht (2010). Isso para posicionar os processos poéticopedagógicos como agentes de presença de um mecanismo pedagógico no fazer poético em dança e relacioná-los a vontade de contato com as coisas do mundo que acompanha o espetáculo Sopro. Os processos poéticopedagógicos postos em evidência neste trabalho podem oferecer um olhar para uma pedagogia não só, mas também da dança, que se dá no fazer com potentes possibilidades de criação e de desenvolvimento das relações de negociação e de convívio na coletividade. E, dessa forma, amplia as possibilidades de experimentação da mesma em outros cenários que não só em Cias independentes de dança como a Acasos mas em outras empreitadas artísticas ou mesmo em outros regimes de ensino.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcelo de Andrade
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1518610535671838por
dc.contributor.referee1Icle, Gilberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227456713763579por
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728785U2por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1473310429686648por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples