Mostrar registro simples

dc.creatorFavarin, Edenise do Amaral
dc.date.accessioned2016-06-02
dc.date.available2016-06-02
dc.date.issued2015-11-05
dc.identifier.citationFAVARIN, Edenise do Amaral. Educators' self-(trans)formation in the culture of digital convergence: new processes founded on a dialogic-affective epistemology. 2015. 284 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7238
dc.description.abstractThis thesis, carried out at the Graduate Program in Education in the research line Formation, Knowledge and Professional Development, addresses educators' self (trans)formation in the culture of digital convergence from the perspective of a dialogical-affective epistemology. The overall objective is to investigate experiences of integration with digital technologies and the WEB in the Education major courses at the Federal University of Santa Maria. The specific objectives are to: a) characterize the new generation of pre-service teachers in the culture of convergence; b) examine official documents that support the Education major course in terms of its approximation to the concept of a culture of digital and technological convergence; c) map experiences of integration with digital technologies in Education majors; d) identify facilitating elements for integrating the culture of convergence and the dialogical-affective epistemology in Education majors. The methodological process involved the triangulation of information from the literature review, document analysis, an exploratory study using a Google Drive form and narrative reconstruction designed from the educational spiral approach. The theoretical conceptual definition was based on the concepts of teacher education, culture of digital convergence and the Education major program. The political-pedagogical project (PPP) of the undergraduate Education programs are aligned with official documents. However, the PPP offers few considerations regarding the digital culture as a curricular reference for the education of pre-service teachers. We infer that this shows a detachment from the culture of the new generation, which is an important aspect that is also highlighted in the Education major national curricular guidelines. In the Education major at UFSM, few teachers integrate technology into their teaching practices. Therefore, we believe that teachers need to overcome the fear of integrating digital technologies and the WEB to protagonize this paradigmatic rupture through their own conduct. Keywords: Teacher education. Culture of digital convergence. Education in the digital culture. Pedagogy in the digital cultureeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do pedagogopor
dc.subjectCultura de convergência digitalpor
dc.subjectEducação na cultura digitalpor
dc.subjectPedagogia na cultura digitalpor
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectCulture of digital convergenceeng
dc.subjectEducation in the digital cultureeng
dc.subjectPedagogy in the digital cultureeng
dc.titleAuto(trans)formação do pedagogo na cultura de convergência digital: novos processos a partir da epistemologia dialógico-afetivapor
dc.title.alternativeEducators' self-(trans)formation in the culture of digital convergence: new processes founded on a dialogic-affective epistemologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tem como temática central a auto(trans)formação do pedagogo na cultura da convergência digital, sob a perspectiva da epistemologia dialógico-afetiva. O objetivo geral é investigar experiências de integração das tecnologias digitais e da WEB desenvolvidas nos cursos presenciais de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Decorrente, os objetivos específicos são: a) Caracterizar as novas gerações de ensinantes-aprendentes na cultura de convergência; b) Analisar os documentos legais que subsidiam os cursos presenciais de licenciatura em pedagogia quanto à aproximação do conceito de cultura de convergência digital e tecnológica; c) Mapear experiências de integração das tecnologias digitais nos cursos de pedagogia; d) Identificar elementos facilitadores para a integração da cultura de convergência e da epistemologia dialógico-afetiva nos cursos de pedagogia. O processo metodológico envolveu a triangulação das informações, a partir da pesquisa bibliográfica, da análise documental, do estudo exploratório com formulário Google Drive e das reconstruções narrativas docentes, concebidas a partir da espiral investigativo-formativa. A definição teórico-conceitual foi construída a partir dos conceitos: formação de professores, cultura de convergência digital e Curso de Pedagogia. Os Projetos Político-Pedagógicos dos cursos encontram-se em consonância com os documentos legais analisados, contudo, inferimos que pelo fato dos referidos PPP considerarem minimamente a cultura da convergência digital como referência curricular na formação do futuro pedagogo, demonstra distanciamento da referência cultural das novas gerações, sendo este um aspecto importante destacado nas DCN para os Cursos de Pedagogia. No âmbito das Pedagogias/UFSM, poucos docentes integram as tecnologias em suas práticas pedagógicas. Portanto, consideramos que os professores necessitam superar o receio em integrar as tecnologias digitais e a WEB para protagonizarem essa ruptura paradigmática a partir do próprio comportamento.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.advisor-co1Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.contributor.referee1Lunardi, Elisiane Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366108604553867por
dc.contributor.referee2Corte, Marilene Gabriel Dalla
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047870981215513por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples