Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Tatiane Pinto
dc.date.accessioned2016-06-02
dc.date.available2016-06-02
dc.date.issued2015-10-26
dc.identifier.citationRODRIGUES, Tatiane Pinto. FAMILY RELATIONS AND THE SCHOOLING OF SIBLINGS OF INDIVIDUALS WITH ASD. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7240
dc.description.abstractAccording to prior research, the influences for having a sibling with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a family can bring implications, both positives and negatives, to fraternal relations. Reviewed studies show, among others, that siblings of individuals with ASD may have their learning process influenced by family issues such as stress, anger, over protection and lack of care but a few research has been focused on these influences. Therefore, the present research project will investigate family relations and the schooling of siblings of people with ASD from the point of view of themselves, their mothers and teachers. It is a qualitative study, conducted through a multiple case study design, which three siblings of people with ASD from a municipal school of Santa Maria RS, their parents and teachers participated. The results will show the difficulty of social interaction of the siblings with classmates and friends, as well as high expectations about their school performance and familiar interaction, assuming responsibilities in relation to the future besides of their role of brothers and sisters. Even though a positive change in school performance was noticed, a familiar isolation of social may contribute to the vulnerability of these individuals and families.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTranstorno do espectro autistapor
dc.subjectRelações familiarespor
dc.subjectIrmãospor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectAutism spectrum disordereng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectBrotherseng
dc.subjectSchoolingeng
dc.titleRelações familiares e a escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEApor
dc.title.alternativeFamily relations and the schooling of siblings of individuals with ASDeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoConforme a literatura, as influências de possuir um irmão com TEA na família pode trazer implicações tanto positivas quanto negativas para as relações fraternas. Os estudos revisados apontam, entre outros, que irmãos adolescentes de pessoas com TEA podem ter o processo de escolarização influenciado por questões familiares, como estresse, raiva, superproteção e escassez de cuidados, porém poucas pesquisas têm se dedicado a esta especificidade. Portanto, A presente dissertação investigou as relações familiares e a escolarização de irmãos adolescentes de pessoas com TEA a partir do ponto de vista dos irmãos, mães e professores dos alunos com TEA. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado através de um delineamento de estudo de casos múltiplos em que participaram três irmãos adolescentes de pessoas com TEA que frequentam a rede estadual de ensino de Santa Maria, RS, e suas mães e professores. Os resultados encontrados mostram que os irmãos apresentam dificuldades de interação social com colegas e amigos, assim como uma alta exigência para com seu desempenho escolar e familiar, assumindo responsabilidades com relação ao futuro para além do seu papel como irmão. Apesar do alto desempenho escolar constatado, o isolamento social familiar pode contribuir para a vulnerabilidade desta população.por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Carlo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185372980306847por
dc.contributor.advisor-co1Pereira, Caroline Rubin Rossato
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255468125800328por
dc.contributor.referee1Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7833107862856697por
dc.contributor.referee2Souza, Ana Paula Ramos de
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798686A3por
dc.contributor.referee3Naujorks, Maria Inês
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765577U7por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674003629279651por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples