Mostrar registro simples

dc.creatorMarques, Eliandra Gomes
dc.date.accessioned2016-06-02
dc.date.available2016-06-02
dc.date.issued2015-10-19
dc.identifier.citationMARQUES, Eliandra Gomes. COLLABORATIVE WRITING-READING MEDIATED TECNOLOGIES EDUCATIONAL NETWORK IN POLYTECHNIC HIGH SCHOOL. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7242
dc.description.abstractWe investigated the possibilities and limits of collaborative reading-writing mediated by Virtual Learning Environment (VLE) at the medium level polytechnic schools. In this sense, we developed a action-research with teachers of the Federal University of Santa Maria (UFSM), a coordinator of Portuguese idiom teaching, and students of the second and third years of a medium level polytechnic state school in São Francisco de Assis (RS). The study was driven during the second semester of 2014 and first semester of 2015. We adopted the methodological conception of action-research because our intention do not limit itself to discover or describe a pedagogical practice, but mostly to transform it through action-reflection-action cycles. We proposed collaborative reading-writing practices mediated by a Moodle wiki system, in the context of medium level teaching. These practices evidence the dialogical problem posing notion, and thus, they showed up as an innovative alternative to the teaching-learning process. Finally, we highlighted limits and possibilities which emerged from the concrete action, evidencing that the collaboration and the dialogical problem poser are essential for the reading-writing practice in Portuguese idiom. We also pointed that, beyond driving a digital literacy with the students, the pedagogical practices mediated by networked technologies enhanced new knowledge acquisition and production modes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias educacionais em redepor
dc.subjectEnsino médio politécnicopor
dc.subjectLeitura-escrita colaborativapor
dc.subjectPesquisa-açãopor
dc.subjectEducational technology networkeng
dc.subjectMedium level polytechnic schoolseng
dc.subjectCollaborative writing-readingeng
dc.subjectAction researcheng
dc.titleLeitura-escrita colaborativa mediada por tecnologias educacionais em rede no ensino médio politécnicopor
dc.title.alternativeCollaborative writing-reading mediated tecnologies educational network in polytechnic high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoInvestigamos as possibilidades e limites da leitura-escrita colaborativa mediada por AVEA no Ensino Médio Politécnico. Para isso, desenvolvemos um trabalho de pesquisa-ação colaborativamente com professoras pesquisadoras da UFSM, professora regente do componente curricular de Língua Portuguesa e estudantes de segundos e terceiros anos do Ensino Médio Politécnico de uma escola pública estadual, em São Francisco de Assis/RS, durante o segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015. Adotamos a concepção metodológica da pesquisa-ação, pois nossa intenção não se delimita apenas a compreender ou descrever a prática pedagógica, mas, sobretudo, tentar transformá-la, visto que estão implicados ciclos de ação-reflexão-ação. Propusemos práticas de leitura-escrita colaborativa mediadas pela wiki do Moodle no contexto do ensino médio, porque elas evidenciam a noção dialógico-problematizadora e, por isso, se mostraram uma alternativa inovadora ao processo de ensino-aprendizagem. Por fim, sinalizamos limites e possibilidades que emergiram da ação concreta, evidenciando que a colaboração e o diálogo-problematizador são essenciais para a leitura-escrita em língua portuguesa. Apontamos também que, além de incluir digitalmente os estudantes, práticas pedagógicas mediadas por tecnologias em rede potencializam novos modos de aquisição e produção de conhecimentos.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee1Schneiders, Caroline Mallmann
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4193930441513869por
dc.contributor.referee2Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6739150683750376por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples