dc.creator | Postiglione, Elionai de Moraes | |
dc.date.accessioned | 2016-06-17 | |
dc.date.available | 2016-06-17 | |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.identifier.citation | POSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248 | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino técnico de nível médio | por |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.subject | Ambiente virtual de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino semipresencial | por |
dc.title | Integração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem. | por |
dc.contributor.advisor1 | Abegg, Ilse | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5450252602273986 | por |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Jorge Alberto Rosa | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2020792837275161 | por |
dc.contributor.referee2 | Quadros, Claudemir de | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9506136012570087 | por |
dc.contributor.referee3 | Mallmann, Elena Maria | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4353719005526350 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7567564459899480 | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |