Mostrar registro simples

dc.creatorPostiglione, Elionai de Moraes
dc.date.accessioned2016-06-17
dc.date.available2016-06-17
dc.date.issued2015-12-15
dc.identifier.citationPOSTIGLIONE, Elionai de Moraes. INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7248
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino técnico de nível médiopor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectAmbiente virtual de ensino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino semipresencialpor
dc.titleIntegração das tecnologias de informação e comunicação no ensino técnico de nível médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEssa dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, curso de Mestrado e linha de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas , apresenta uma forma de implementação das atividades não presenciais, indicadas pela Resolução 6/2012-CEB, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (DCNEPTNM), com a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo teve como objetivo pesquisar a possibilidade de integração das TIC nos processos de ensino-aprendizagem técnico de nível médio, visando à implementação das DCNEPTNM. Com base nos fundamentos da pesquisa-ação foram expostas as questões que se relacionam com as políticas públicas para o ensino técnico de nível médio, perpassando pelas necessidades da fluência tecnológica dos docentes, apresentação, prática e capacitação do Moodle como Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem possível de ser utilizado como meio de desenvolvimento do aporte tecnológico obrigatório, requerido pela resolução e alcançando a convergência das modalidades educacionais. O ambiente de estudo é uma escola privada da cidade de Santa Maria-RS, nos cursos Técnico em Administração e Contabilidade. Em dois ciclos de pesquisa-ação foram implementadas ações através de questionário tipo survey para coleta de dados iniciais, visando entender qual a fluência dos docentes e observações para analisar a adequação do espaço escolar. No ciclo seguinte, iniciou-se com capacitação docente para melhoria da suas fluências tecnológicas e a implementação da carga horária não-presencial na prática. Os dados coletados, tanto pelo questionário tipo survey, quanto por entrevistas, foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), onde emergiram três categorias: Adequação do espaço escolar; Integração das TIC e Convergência das modalidades. Concluiu-se que a adequação do espaço estava em acordo com as exigências legais e a integração das TIC ocorreu na implementação dos processos de ensino-aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Jorge Alberto Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2020792837275161por
dc.contributor.referee2Quadros, Claudemir de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9506136012570087por
dc.contributor.referee3Mallmann, Elena Maria
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4353719005526350por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7567564459899480por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples