Mostrar registro simples

dc.creatorEidelwein, Luciana Patricia Schumacher
dc.date.accessioned2016-06-28
dc.date.available2016-06-28
dc.date.issued2016-03-04
dc.identifier.citationEIDELWEIN, Luciana Patricia Schumacher. DIGITAL PEDAGOGICAL AMBIENCE: LEARNING OF TEACHING AND DIGITAL DIDACTIC COREOGRAPHIES IN BASIC EDUCATION. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7250
dc.description.abstractThis master‟s thesis is part of LP1 Formation, Knowledge and Professional Development research line from the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Maria, aiming at understanding the influences of digital pedagogical ambience in learning of teaching and in the production of digital didactic choreographies of elementary school teachers. The master‟s thesis unfolds in the following specific objectives: a) to know the configuration of digital pedagogical ambience in the context of first years of elementary school in a basic education school; b) to identify how teachers organize their pedagogical practices using digital technologies; c) to recognize how teachers manifest technological pedagogical knowledge. This study adopts a qualitative approach of sociocultural nature as its methodology, with narrative interviews, contributing to the elucidation of the proposed theme. Results demonstrate that the school researched is promoting a digital pedagogical ambience through a computer laboratory, properly maintained and available to all teachers and students; teaching training about the operational system LINUX and tools and applications; assistance and guidance from a technologically fluent teacher, who is responsible for the laboratory; and that this space is already part of the school culture. Teachers redefied themselves through reflections on their practices, sharing with peers and through the appropriation of technological pedagogical knowledge. Therewith, they include activities involving technology in their pedagogical practices, making the identification development of the four levels of didactic choreographies possible: anticipation, scene placement, learning basic model and student learning product.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiência pedagógica digitalpor
dc.subjectAprendizagem da docênciapor
dc.subjectCoreografias didáticaspor
dc.subjectDigital pedagogical influenceeng
dc.subjectLearning of teachingeng
dc.subjectDidactic choreographieseng
dc.titleA ambiência pedagógica digital: aprendizagem da docência e coreografias didáticas digitais na educação básicapor
dc.title.alternativeDigital pedagogical ambience: learning of teaching and digital didactic coreographies in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação insere-se na LP1 - linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral compreender quais as influências da ambiência pedagógica digital na aprendizagem da docência e na produção de coreografias didáticas digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) conhecer a configuração da ambiência pedagógica digital no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de educação básica; b) identificar como as professoras organizam sua dinâmica pedagógica com a utilização das tecnologias digitais; c) reconhecer como as professoras manifestam os saberes pedagógicos tecnológicos. Teve como metodologia a abordagem qualitativa de cunho sociocultural com entrevistas narrativas, contribuindo para a elucidação do tema proposto. Os resultados demonstram que a escola pesquisada é promovedora de uma ambiência pedagógica digital, por meio de um laboratório de informática, devidamente mantido e disponível a todos os professores e alunos; formação docente sobre o programa operacional LINUX e ferramentas e aplicativos; auxílio e orientação de um professor responsável pelo laboratório com fluência tecnológica; e que esse espaço já faz parte da cultura escolar. Os professores se reconstruíram por meio de reflexões sobre as suas práticas, compartilhamento entre pares e por meio da apropriação dos saberes pedagógicos tecnológicos. Com isso, incluem no trabalho pedagógico atividades envolvendo as tecnologias, tornando possível a identificação do desenvolvimento dos quatro níveis das coreografias didáticas: antecipação, a colocação em cena; o modelo base da aprendizagem e o produto da aprendizagem do estudante.por
dc.contributor.advisor1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701517Y3por
dc.contributor.advisor-co1Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769237E6por
dc.contributor.referee1Santos, Eliane Aparecida Galvão dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264532Y9por
dc.contributor.referee2Reis, Susana Cristina dos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708267A7por
dc.contributor.referee3Cavalheiro, Rejane
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753644J5por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8000395251594863por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples