Mostrar registro simples

dc.creatorLeal, Bettina Poglia
dc.date.accessioned2007-08-16
dc.date.available2007-08-16
dc.date.issued2007-06-25
dc.identifier.citationLEAL, Bettina Poglia. Three self-image of teachers of the initial years of the municipal net of Santa Maria: approaches of the teaching condition. 2007. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7258
dc.description.abstractThis essay is inserted into the research on the teacher s formation. It is a study where I have tried to come close to the imaginary regarding to self-image process. Three elementary school teachers were formally questioned about their lives considering both the personal as well as the professional aspects. It is a research using a qualitative approach involving life stories and memories of these three teachers/co-workers from The Municipal Elementary School System of Santa Maria. The interviews have been partly structured, recorded through tape recorder and divided into three different groups: the teacher as a human being; the teacher as a professional and, at last both their personal and professional lives as well as their interlacements. It was given time for the three teachers to be listened, such as the possibility for acting through their inner attention, standing easy to report a little from their personal and professional lives. At the beginning, I myself describe my personal history of life, my forthcomings to the topic and the motive of my choice. Afterwards, I present the teachers/co-workers, my colleagues and co-producer of this research. Following, I point out what the motive for the trajectory of this study, the purpose of the research and the thesis. Relevant aspects as time, the solitude of the scholar routine and the professional depreciation were observed and analyzed alongside the reports. There was no intention of generalizing the results but just to take it as a reference to rethink about our practices and attitudes in the world where we actuate, that is, the school. In such case we realize that the chosen subject, even much discussed in schools routine, seems to be not in accordance with the academic researches. This takes us to believe in the complexity of dimensions and contexts that build the images and self-images of teachers. To conclude, we believe that the teacher has the possibility of provoking transformations: liberty and responsibility are only possible from self-respect, where we can choose by ourselves, not only under external pressureseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagenspor
dc.subjectAuto-imagempor
dc.subjectAuto-estimapor
dc.subjectCondição docentepor
dc.subjectImageeng
dc.subjectSelf-imageeng
dc.subjectSelf-esteemeng
dc.subjectTeaching conditioneng
dc.titleTrês auto-imagens de professoras dos anos iniciais da rede municipal de Santa Maria: aproximações da condição docentepor
dc.title.alternativeThree self-image of teachers of the initial years of the municipal net of Santa Maria: approaches of the teaching conditioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo está inserido na linha de pesquisa de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, vinculada à Temática Trajetórias de Formação Docente. É um trabalho com o qual busquei aproximar-me do imaginário em relação ao processo de construção da auto-imagem de três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a condição docente. É uma pesquisa com abordagem qualitativa envolvendo as histórias de vida e a memória dessas três professoras/colaboradoras da rede municipal de Educação de Santa Maria. As entrevistas foram semi-estruturadas, realizadas com o uso do gravador e distribuídas em três blocos: a professora como pessoa, a professora como profissional e, por último, a vida pessoal e profissional das professoras e seus entrelaçamentos. Às três professoras/colaboradoras foi oportunizado tempo para ouvi-las, bem como, a possibilidade de colocarem em ação a atenção interior e deixá-las à vontade para narrarem um pouco da sua vida pessoal e profissional. Na primeira parte conto passagens da minha História de Vida, minhas aproximações com o tema e o porquê da minha escolha. Depois apresento as professoras/colaboradoras, minhas colegas e (co)produtoras desta pesquisa. A seguir, busco tecer as narrativas com os autores que escolhi. Aspectos relevantes como a questão do tempo, da solidão do cotidiano escolar e a desvalorização profissional foram observados e analisados no decorrer das narrativas. É uma pesquisa que não teve como pretensão generalizar os resultados, mas tomá-los como referência para um repensar das nossas práticas e atitudes no universo que atuamos - a escola. Sendo assim percebemos que o tema escolhido, mesmo que muito comentado no cotidiano escolar, parece não ter a mesma correspondência quanto às pesquisas acadêmicas o que leva-nos a acreditar na complexidade das dimensões e dos contextos que constroem as imagens e auto-imagens do professor. Para finalizar, acreditamos na possibilidade que o professor tem de provocar transformações e que a responsabilidade e a liberdade só são possíveis desde o respeito por si mesmo, que permite escolher a partir de nós e não movidos somente por pressões externaspor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3053220801992202por
dc.contributor.referee2Barcelos, Valdo Hermes de Lima
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7447760896466057por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7171965321076508por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples