Mostrar registro simples

dc.creatorConceição, Victor Julierme Santos da
dc.date.accessioned2007-09-06
dc.date.available2007-09-06
dc.date.issued2006-07-31
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da. Initial education: a critical reflexive experience for the inclusive physical educational development. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7283
dc.description.abstractThis study, had as a main goal, to achieve an analysis about the contribution of the reflexive critical teaching on the initial education of the Physical Education teachers, as far as the inclusion of students with special educational needs, in normal classes. In order to deal with the presumed intentions for this investigation, the principles of participant research were used. Being the subjects formed by five students of the Physical Education Degree Course enrolled and taking the supervised subject of the curricular training, in a teaching practice situation, at Santa Maria Federal University. Semi-structured interview, participant observation and documental analysis have been the instruments used and registered in a field journal for a period of one semester of the year of 2005. The data deliver to the conclusions for the trainees to observe the educational space based on the critical thought to get involved on the decisions that are part of this context. Facing this movement as a comprehension of the world around them to reach an understanding about the inclusion in the social educational environment. After this first reflexive attitude, the subjects began to really understand themselves as agents of an educational environment. Contributing to understand the present process of inclusion of the students with special educational needs, raising the main problematic which refers to the educational needs of the subjects. As a last step, the subjects of the study decided to approximate to the educational needs of the institution, causing an inevitable transformation of the epistemological conceptions that form the professional performance. The result of this investigative movement gave the initial education teachers, when compromised to the critical reflexive principals that transform them in critical intellectuals, the opportunity to reset their concepts and contribute to the development of the inclusive physical education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectEnsino crítico-reflexivopor
dc.subjectInclusão educacionalpor
dc.subjectInitial educationeng
dc.subjectCritical-reflexive teacheng
dc.subjectEducational inclusioneng
dc.titleFormação inicial: uma experiência crítico- reflexiva no desenvolvimento da educação física inclusivapor
dc.title.alternativeInitial education: a critical reflexive experience for the inclusive physical educational developmenteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, teve como objetivo principal realizar uma analise sobre a contribuição do ensino crítico reflexivo na formação inicial de professores de Educação Física, quanto a inclusão, em classe comum, de alunos com necessidades educacionais especiais. Para que se pudesse abordar as intenções previstas para esta investigação, foi utilizado os princípios da pesquisa participante como fonte metodológica. Sendo os sujeitos constituídos por cinco acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física, matriculados e cursando a disciplina de estágio curricular supervisionado, em situação de prática de ensino, da Universidade Federal de Santa Maria. Entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental, foram os instrumentos utilizados e registrados em diário de campo num período de um semestre letivo do ano de 2005. Os dados remetem as conclusões para as necessidades dos estagiários observarem o espaço educacional, embasados na reflexão crítica, para se envolverem nas decisões que fazem parte deste contexto. Encarando este movimento como uma compreensão do mundo à sua volta, para buscar o entendimento sobre a inclusão no ambiente sócio educacional. Após esta primeira atitude reflexiva, os sujeitos passaram realmente a se compreender como agentes de uma ambiente educacional. Contribuindo para entender o atual processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, levantando as principais problemáticas que se referem as necessidades formativas dos sujeitos. Como último passo, os sujeitos do estudo decidiram se aproximar das necessidades educacionais da instituição, ocasionando uma inevitável transformação das concepções epistemológicas que alicerçam a atuação profissional. O resultado deste movimento investigativo, oportunizou ao professor em formação inicial, quando comprometido com os princípios crítico reflexivos que os transformam em intelectuais críticos, resignificar seus conceitos e contribuir para o desenvolvimento da Educação Física Inclusiva.por
dc.contributor.advisor1Krug, Hugo Norberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5710464649581736por
dc.contributor.referee1Freitas, Soraia Napoleão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106por
dc.contributor.referee2Ortigara, Vidalcir
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0570152053531223por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4394374515273599por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples