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dc.creatorCasagrande, Ieda Maria Kleinert
dc.date.accessioned2007-09-13
dc.date.available2007-09-13
dc.date.issued2006-06-23
dc.identifier.citationCASAGRANDE, Ieda Maria Kleinert. O projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileira. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7292
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrimeiro império do Brasilpor
dc.subjectInstrução públicapor
dc.subjectProjeto Januário da Cunha Barbosapor
dc.subjectEscola de primeiras letraspor
dc.subjectDecreto-Lei de 1827por
dc.titleO projeto Januário da Cunha Barbosa: contribuições para a memória da instrução elementar pública brasileirapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Projeto Januário da Cunha Barbosa, apresentado ao Parlamento Nacional em 1826, representa a origem da Escola de Primeiras Letras no Brasil e deste projeto resultou o Decreto de 15 de outubro de 1827. Este trabalho apresenta um estudo documental deste Projeto de Lei sobre Instrução Pública do Império do Brasil e suas relações com o Decreto-Lei de 1827 que criava a Escola de Primeiras Letras. A análise parte de uma contextualização históricosocial e temporal do Primeiro Império Brasileiro no período compreendido entre 1822 a 1831 no contexto das relações existentes entre a parte oficial da história geral do Brasil e a história da educação elementar. Destacam-se os princípios do que se preconizou como educação moderna frente às necessidades da educação pública, obrigatória, gratuita e laica; a História da Instrução Elementar Pública Brasileira, as origens da Escola de Primeiras Letras, seus princípios históricos políticos e pedagógicos. O trabalho está dividido em três capítulos, tratando respectivamente do Contexto do Brasil Imperial de 1822-1831; da Estrutura Educacional do Império Brasileiro e da Educação Brasileira no Primeiro Império: o Projeto Januário da Cunha Barbosa e o Decreto-Lei de 15 de Outubro de 1827.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Sueli Menezes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3883536502592508por
dc.contributor.referee1Corsetti, Berenice
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7405584392319464por
dc.contributor.referee2Pereira, Maria Arleth
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4430499313179506por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6982158992145005por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


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