Mostrar registro simples

dc.creatorPitthan, Luiza de Oliveira
dc.date.accessioned2011-10-20
dc.date.available2011-10-20
dc.date.issued2010-12-20
dc.identifier.citationPITTHAN, Luiza de Oliveira. Substitute teacher's chronic health stress at work. 2010. 70 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/7337
dc.description.abstractThis is a cross-sectional study with quantitative approach. Aims to investigate the occupational stress of university teachers in temporary positions at the Center for Health Sciences, Federal University of Santa Maria, from the demand-control model proposed by Karasek (1979). Data collection was made by filling, by the teacher of a research protocol, divided into two parts: the first contained the elements for the characterization of the population, and the second was the short version of the Job Stress Scale. The population consisted of 25 substitute teachers divided into 12 departments of the Center for Health Sciences was observed predominantly female (56%), mean age 27 years, unmarried (60%) and without children (56 %). Most have post-graduate course (60%), occupies the position of seven months to one year (60%), has two or more jobs (56%) and meets weekly workload of 60 hours (52%). As for demand and control variables, 56% of teachers had scores compatible with high demand and 60% with low control over their work. Regarding the social support variable, 68% had scores of low social support, being 40% of teachers referred low social support and low job control.There was relationship between being male, having low social support and low job control. It was observed that 36% of teachers are in situations of high wear. Given the above, the results of this study confirm the first hypothesis of Karasek's model, which can set in the teachers' greater exposure to stress.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnfermagempor
dc.subjectEstresse ocupacionalpor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectNursingeng
dc.subjectOccupational stresseng
dc.subjectWorkeng
dc.subjectTeachereng
dc.titleExposição do professor substituto da saúde ao estresse no trabalhopor
dc.title.alternativeSubstitute teacher's chronic health stress at workeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoTrata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Tem como objetivo investigar o estresse ocupacional dos professores universitários em cargos temporários no Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria, a partir do modelo demanda-controle proposto por Karasek (1979). A coleta dos dados se deu pelo preenchimento, por parte do professor, de um protocolo de pesquisa, dividido em duas partes: a primeira continha os elementos para a caracterização da população, e a segunda consistia na versão resumida da Job Stress Scale. A população constituiu-se de 25 professores substitutos alocados em 12 departamentos do Centro de Ciências da Saúde. Observou-se predomínio do sexo feminino (56%), com idade média de 27 anos, sem companheiro (60%) e sem filhos (56%). A maioria possui curso de pós-graduação (60%), ocupa o cargo de sete meses a um ano (60%), possui dois ou mais empregos (56%) e cumpre carga horária semanal total de 60 horas (52%). Quanto às variáveis demanda e controle, 56% dos professores obtiveram escores compatíveis com alta demanda e 60% com baixo controle sobre o seu trabalho. No que se refere a variável apoio social, 68% obteve escores de baixo apoio social, sendo que, 40% dos professores refere baixo apoio social e baixo controle sobre o trabalho. Verificou-se relação entre ser homem, ter baixo apoio social e baixo controle sobre o trabalho. Observou-se que 36% dos professores encontram-se na situação de alto desgaste. Diante do exposto, os resultados deste estudo confirmam a primeira hipótese do modelo de Karasek, o que pode configurar em maior exposição dos professores ao estresse.por
dc.contributor.advisor1Lopes, Luis Felipe Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1074372911061770por
dc.contributor.advisor-co1Guido, Laura de Azevedo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5596501529376678por
dc.contributor.referee1Lemos, Jadir Camargo
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2423201248181167por
dc.contributor.referee2Magnago, Tânia Solange Bosi de Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081145376769567por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5559316080186784por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEnfermagempor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Enfermagempor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples